Há muitos alimentos que nem sonha que contêm açúcar! Saiba como verificar a quantidade de açúcar no rótulo dos alimentos

O açúcar é essencial para o funcionamento do organismo, mas o seu consumo deve ser controlado pois, em excesso, está relacionado com o aparecimento de cáries dentárias, obesidade e outras doenças. Um adulto não deve consumir por dia mais do que 25g de açúcares adicionados, o que equivale a cinco pacotes.

Mas sabia que só uma lata de cola pode conter mais de 6 pacotes de açúcar? Que um iogurte líquido de morango pode conter o equivalente a quase 3 pacotes de açúcar? Que uma barra de cereais contém o equivalente a 1 pacote de açúcar? E que até uma sopa de legumes industrial tem algum açúcar escondido? Face a estes valores, ao consumir estes alimentos, facilmente atingimos e ultrapassamos os valores da dose diária de açúcar recomendada pela OMS.

Cereais de pequeno-almoço, refrigerantes, leites achocolatados, fruta em calda, molhos, pão de forma… são alimentos processados e contêm açúcares.

Quando o açúcar é adicionado, figura na lista de ingredientes, mas poderá aparecer com outras designações como sacarose, glucose ou dextrose, etc.

Assim, não deve deixar de comparar os valores, em gramas, indicados nos rótulos na categoria “hidratos de carbono dos quais açúcares” e, sempre que possível, optar por alimentos com baixo teor de açúcar para as suas refeições.

Para descobrir as quantidades de açúcar escondido em 84 amostras de alimentos elaboramos um estudo que poderá consultar em www.deco.proteste.pt. Poderá também encontrar mais conteúdos sobre o tema da alimentação saudável em www.decojovem.pt.