Vila Maior // Com o projecto “Nós e os Outros”

Na EB1 da Presinha valoriza-se a união entre toda a comunidade

Escola_Primária_de_Vilamaior

A escola básica nº 1 de Presinha situa-se na freguesia de Vila Maior.

É um edifício tipo Plano Centenário, em razoável estado de conservação.

É constituída por três salas de aula, dois átrios, cinco casas de banho, uma casa da lenha, uma casa com um poço, um recreio amplo e alcatroado, um jardim com uma pequena horta pedagógica na parte frontal e uma unidade modelar onde são servidas as refeições.

Desde o ano letivo 2009/2010 que estamos a trabalhar num projeto de escola denominado “Nós e os Outros”. Este projeto foi pensado com base na união entre toda a comunidade, onde trabalharíamos todos para o mesmo fim.

Desta forma, o objetivo principal deste projeto foi obter uma participação ativa e positiva por parte de toda a comunidade levando, principalmente os encarregados de educação, a participar ativamente no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos.

Estes participaram assim em temas variados como.

– contos de estórias tradicionais, onde realizaram power points, para apresentar aos alunos;

– educação para a saúde, apresentado pelo pai de uma menina do 1º ano que é enfermeiro e nos deu conselhos muito importantes para a nossa higiene diária e para a nossa saúde;

– culinária, onde algumas mães se deslocaram à escola para nos ensinar a fazer alguma receitas deliciosas;

– pequenos projetos familiares, envolvendo todos os pais;

– eco-código, onde realizamos em sala de aula, alguns trabalhos de artes plásticas tais como: presépio com sacos de farinha; uma árvore com restos de lápis;

– biblioteca itinerante, onde mensalmente vêm à escola, elementos da Biblioteca de Santa Maria da Feira, onde nos contam estórias (conhecidas ou não) e depois realizamos uma atividade relacionada com o que ouvimos.

Gostamos muito da nossa escola e também das nossas professoras, assistentes operacionais e professores da atividade extra curriculares.

Ficaríamos ainda mais contentes se fossem realizadas algumas modificações na nossa escola, tais como: janelas novas, estores novos, balizas mais seguras, quadros interativos em todas as salas, mais computadores com Internet, um espaço reservado para atendimento aos nossos encarregados de educação, pois as professoras fazem-no nas salas de aula e muitas vezes temos de sair de lá, porque há conversas que não devemos ouvir, e por último gostávamos muito de ter uma sala apetrechada com jogos, televisão e uma biblioteca, onde pudéssemos estar quando chove e não podemos andar no recreio.

Escola_Primária_de_Vilamaior2

Escola_Primária_de_Vilamaior3

 

 

Os alunos da E.B1 de Presinha