Perigo na Estrada 223 – Canedo

 

Leitor Identificado

Todas as empresas que movimentam cargas com camiões, movimentam camiões, estão, normalmente, em zonas Industriais, ou em zonas sem perigos acrescidos, em que as manobras dos camiões não se fazem na via pública.

Na estrada Nacional nº 223, em Canedo, no lugar de Vilares, com as coordenadas – 8º 27′ 5″ W; 41º 1′ 25″ N – temos um parque estacionamento de camionagem a confinar com a estrada, em cima de uma curva, em ângulo fechado e sem visibilidade.

Funcionou assim durante vários anos. Chegámos a ter problemas com manobras à noite, em que nos deparávamos com a via pública ocupada. Qualquer orientação de manobras à noite é complicada devido à fraca luminosidade.

O espaço foi crescendo de acordo com as necessidades da empresa. Não tendo podido ampliar mais do mesmo lado, este ano foi criado mais um espaço num campo em frente. Este novo espaço, ocupado com estacionamentos de camiões, tem crescido.

Não quero crer que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal não tenham conhecimento. Não sabemos, nem temos que saber, se são obrigados, ou não, a irem para Zona Industrial. Não sabemos, nem temos que saber, se o espaço da estação – estacionamento – de camionagem está ou não licenciado.

Os perigos na estrada aumentam. Não sabemos se estão à espera de acidentes graves para resolverem a situação.