A Tosse do Canil!!!

tosse-canil

É uma tosse alta e seca, muito incomodativa conhecida cientificamente como

Traqueobronquite Canina Infeciosa  pode ser causado por diversos vírus e bactérias, A infeção dissemina-se rapidamente de cão para cão, nomeadamente em ambientes fechados, tais como canis, daí a origem do seu nome ( Tosse do Canil). Este termo localiza o sinal clínico mais específico, a Tosse na traqueia e nos brônquios. Os sintomas incluem descarga/secreções oculares e nasais, amígdalas aumentadas de tamanho, dificuldade ao respirar, falta de apetite e apatia. Apesar da Tosse ser normalmente moderada, pode persistir durante várias semanas.

Como prevenir esta doença?
A maioria dos programas de vacinação incluem uma vacina contra o vírus da parainfluenza e Bordetellabrochiseptica. Esta deve ser administrada em cachorrinhos e em adultos, para reforço.
O tratamento inclui isolamento de outros cães para evitar o contágio, controlar a temperatura e recorre-se a tratamento médico para desaparecimento dos sintomas. A tosse do canil possui uma vacina que embora não seja obrigatória é aconselhável de ser dada para evitar os incómodos resultantes do seu surgimento. Por motivos de segurança, é aconselhável a revacinar o seu animal contra a Tosse do Canil, antes de o colocar num canil, ou mesmo em contacto com outros animais estranhos.Fale com o seu médico veterinário.

 

Reconhecer a tosse de canil

Entenda os fatores de risco. A tosse de canil é extremamente contagiosa e seu cão pode ter sido exposto após brincar num parque.

A tosse profunda normalmente é confundida com algum engasgo. Se possível, abra a boca do cão para ver se algo está preso na garganta.Um modo alternativo de se determinar se há algo preso na garganta do cão é oferecer algo para ele comer. Ele não conseguirá não conseguirá com algo preso na garganta, logo, se ele engolir o alimento sem dificuldade, é provável que a tosse seja infeciosa

Alguns cachorros com tosse de canil não exibem sinais de doença além da tosse desagradável. Outros podem ficar lentos, com pouca energia e pouco apetite.

É uma boa ideia consultar um veterinário se seu cão está tossindo. Se ele estiver sem energia ou não comer por 24 horas, leve-o imediatamente a um hospital.

 

 

Tratar a tosse de canil

Isole o cão, pois a tosse é altamente infecciosa. Cada vez que um cachorro tosse, ele libera partículas de aerossol que podem espalhar a doença.

Leve seu cão a um veterinário. O ideal é sempre levar um cão com tosse para uma consulta assim que possível. O veterinário poderá verificar se a tosse é infecciosa ou se possui outra causa, como problemas cardíacos

O veterinário fará exames físicos completos, incluindo medir a temperatura, analisar os nódulos linfáticos da garganta, procurar objetos estranhos na boca e ouvir o coração e os pulmões com um estetoscópio.

Ao agendar a consulta, diga à recepcionista de que suspeita que seu cão possui tosse de canil. Ela pode pedir que aguarde do lado de fora até que o veterinário peça que entre. Isso reduzirá o risco de contaminar outros pacientes na sala de espera.

Previna futuras infeções com vacinas. Se seu cão está em um grupo de risco (se ele fica em canis, participa de apresentações ou se mistura com muitos cães no parque), considere uma vacina preventiva.

A vacina é eficaz contra a maioria dos causadores da tosse de canil e cria uma proteção de 12 meses.

A tosse de canil não é uma condição fatal normalmente, mas é muito desagradável. Isso deve fazê-lo considerar a vacinação, principalmente se seu cão for idoso ou possuir outros problemas de saúde.

 

Dica da Enfermeira Sara!!

Chuva e Frio, mantenha os seus patudinhos dentro de casa abrigados, se estiverem na rua cuide para que as condições circundantes sejam o mais seguras e proporcionem abrigo.

Seja tolerante, estas condições climatéricas são tao chatas para nós como para eles.

Boa Semana