Atchim! Estou com Gripe ou Estou Constipado?

sneezing woman

É importante saber qual a doença presente, uma vez que a gripe pode ter complicações mais graves.
A constipação é uma doença contagiosa resultante de infecção viral (geralmente Rinovirus). Começa geralmente com a garganta inflamada, seguida do nariz entupido e/ou a pingar, surgindo ainda tosse. Pode dar dor de ouvidos. A febre pode ocorrer, mas não ultrapassa os 38ºC. Os sintomas persistem habitualmente durante uma semana. Apresenta geralmente resolução espontânea.
A gripe é uma doença contagiosa resultante de infecção viral (vírus Influenza). A transmissão é feita por partículas de saliva (espirros, etc) ou por contacto directo com uma pessoa infectada. A gripe tem geralmente uma instalação súbita e mais intensa do que a constipação.
Tem uma sintomatologia mais exuberante que a constipação. Cerca de 2 dias após o contágio o organismo reage com mal estar, fadiga intensa, febre elevada acima dos 38ºC, arrepios, tosse, dor de cabeça, dores musculares e articulares. Pode surgir garganta inflamada e nariz entupido. Otite média e sintomas intestinais podem também manifestar-se, principalmente nas crianças. O quadro melhora geralmente em 5 dias, mas a recuperação total pode demorar até 3 semanas. Os antibióticos são ineficazes. Pode ter complicações como uma bronquite ou uma pneumonia. A principal medida de prevenção é a vacinação.
A vacinação é fortemente recomendada em imunodeprimidos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, grávidas, doentes crónicos, pessoas com pelo menos 65 anos.
Quando doente: evitar o contacto com outras pessoas, lavar frequentemente as mãos, proteger a boca com o braço quando espirrar ou tossir (não usar as mãos!), e usar lenços de papel descartáveis.
Na Walk’in Clinics poderá encontrar um Médico de Medicina Geral e Familiar, todos os dias, das 10h às 22h, a quem poderá recorrer, sem necessidade de marcação prévia de consulta e sem tempos de espera.