Atletas e clubes com ligação a Santa Maria da Feira galardoados em Arouca
A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) voltou a organizar, dois anos depois, um interregno provocado pelo contexto pandémico, a gala da entidade que tutela o desporto federado – futebol, futsal e futebol de praia – no Distrito. Presentes na Escola Secundária de Arouca estiveram mais de 800 pessoas, entre jogadores, treinadores e dirigentes, entre outros.
Na 5.ª edição do evento, como habitual, vários clubes e atletas de e com ligação a Santa Maria da Feira foram distinguidos. Começando pelo futebol feminino, são duas as jogadoras do Feirense presentes na melhor equipa (de futebol de sete). Trata-se de Sabrina Araújo e de Leonor Sousa, que em 2021/22 foram chamadas a trabalhos nos respetivos escalões da Seleção Nacional. As restantes vagas ficaram entregues a duas jogadoras do Clube de Albergaria, Luana Valente e Maria Santos; duas do NEGE, Maria Teixeira e Joana Reis – esta considerada a melhor jogadora; e uma do Eixense, Beatriz Miranda.
Passando para o futebol masculino, Ricardo Maia, natural de Santa Maria da Feira, arrecadou o prémio de melhor treinador, depois de levar o Beira-Mar à conquista dos três troféus em disputada esta época: Campeonato, Taça e Supertaça.
No melhor 11 do ano há dois jogadores do União de Lamas: o central Nuno Martins e o médio Alex Brandão. A equipa fica composta com Diogo Almeida, Diego Tavares, Rui Sampaio, Artur e Diogo Tavares (Beira-Mar), Fazenda (Estarreja), Nuno Esgueirão (Oliveira do Bairro), Everton (Paivense) e Elivelton (Pampilhosa).
Além de melhor marcador, Everton recebeu também o galardão de melhor jogador.
Futsal
Relativamente ao futsal, no feminino, 40% do melhor cinco é composto por atletas do S. João de Ver: a guarda-redes Mariana Bernardes e a fixo Ana Sofia Ferreira. Margarida Carvalho e Ana Costa, ambas do Novasemente, e Daniela Estima, da ARCA, completam a equipa. Ana Sofia Ferreira foi distinguida como a melhor jogadora em 2021/22.
Na vertente masculina, Santa Maria da Feira domina a presença. O melhor cinco conta com Ricardo Leite e Diogo Silva, da Juventude de Fiães, equipa vencedora do Campeonato SABSEG, e com Emídio, do Arrifanense, aos quais se juntam Carlos Pereira (PARC) e Miguel Paiva (Barcouço) – este último, além de melhor marcador, foi considerado o melhor jogador.
O melhor golo da época é de Fábio Soares, do Arrifanense, enquanto o prémio de melhor treinador foi entregue a João Marques, da Juventude de Fiães. O timoneiro que levou o emblema fianense ao título está de saída para o Boavista, da 3.ª Nacional, estando Rui Gomes, conhecido por Spock, da ACR Vale de Cambra, na calha para o substituir.
A árbitra Sandra Bastos, de Lobão, e o ex-presidente da AFA, Arménio Pinho, de Milheirós de Poiares, foram distinguidos com galardão de mérito desportivo.
Quanto aos prémios de mérito desportivo jovem, Rita Costa, Inês Costa, Carolina Magano e Inês Soares, do S. João de Ver, foram distinguidas no futsal feminino de sub-17; e Sabrina Araújo e Leonor Sousa, ambas do Feirense, em futebol feminino de sub-15. No futebol masculino, prémio para Rodrigo Braga (sub-16) e João Aragão (sub-15), ambos do Feirense.
Na categoria de prémios AFA Social, foi distinguida, entre outras, a recolha de bens alimentares e de higiene para famílias carenciadas promovida pelo Paços de Brandão.