A empresa de Mozelos passa a deter integralmente a Cold River's Homestead, depois de comprar a participação de 50% detida pela Parvalorem, pelo valor total de 14,6 milhões de euros
A Corticeira Amorim passou a deter a totalidade da Herdade de Rio Frio após comprar à Parvalorem os 50% que detinha por 14,6 milhões de euros. A aquisição fechada na passada quarta-feira, dia 15, conclui um acordo celebrado com a Parvalorem em junho do ano passado.
A Cold River's Homestead, com sede em Lisboa, “detém um conjunto de ativos (bens móveis e imóveis) afetos à exploração agroflorestal, que constitui uma parte (3300 hectares) da Herdade de Rio Frio, uma herdade predominantemente florestal, com uma mancha de montado que cobre cerca de 80% do seu total", refere o comunicado emitido pela Corticeira Amorim.
A empresa liderada por António Rios de Amorim pretende “melhorar a produtividade agroflorestal da Herdade de Rio Frio, designadamente através de adensamentos a implementar neste montado único, com processos já experimentados em outras localizações”.
A aquisição da propriedade surge no âmbito do projeto do grupo em curso, intitulado de ‘Intervenção Florestal’, que tem por objetivo “assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e desenvolvimento do sobreiro e aumentar as suas produções”.
A Corticeira Amorim termina a dar nota que pretende “ser um centro de excelência na investigação do sobreiro e fazer investigação aplicada sobre os impactos da rega, fertilização, nutrição e solo, bem como através de um programa de melhoramento do sobreiro, sobre a seleção dos sobreiros mais adaptados aos cenários climáticos”.