Cinco alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, em Fiães, voaram até à escola Giovanni XXIII, em Roma, no âmbito do projeto DEARS – Early School Dropouts, do programa Erasmus+.
Integrada num plano de trabalho relacionado com a atividade física e o desporto, “colocando à discussão como e de que modo a prática desportiva nas escolas pode ser um fator determinante para os alunos em termos de aprendizagem”, a visita incluiu ainda a ida ao Coliseu de Roma. Em nota de imprensa, o Agrupamento refere que os alunos “aprenderam no anfiteatro romano de que forma os jogos foram implementados e qual o objetivo, ao longo dos 300 anos de atividade”.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar um campeonato entre equipas multinacionais, de voleibol de praia, uma das atividades de oferta do currículo da disciplina de Educação Física na escola.
Segundo o estabelecimento de ensino, a mobilidade a Itália também foi “interessante para os professores acompanhantes, pois ficaram a perceber de que forma a escola romana se articula com parceiros exteriores à instituição, de modo a facultar aos seus alunos uma oferta educativa mais alargada como parte integrante dos currículos das disciplinas. Das visitas às instalações da escola foi, igualmente, possível perceber que a instituição está muito direcionada para um ensino através da experimentação, do trabalho em projeto, bem como de estudo de casos, o que capacita os alunos para uma maior autonomia na sua própria aprendizagem, como também promove o questionamento e o pensamento crítico, metodologias que se têm provado serem eficazes face aos bons resultados dos alunos nos exames nacionais”.