Santa Maria da Feira volta a ser um palco vivo de fé, cultura e tradição, entre 5 de março e 27 de abril. A Semana Santa de Santa Maria da Feira apresenta um programa diversificado que se reflete em 34 iniciativas que aliam a cultura à religião, durante 54 dias. O Congresso Europeu da Rede de Celebrações de Semana Santa e Páscoa que, este ano, acontece em Portugal, vai ser apresentado durante a Semana Santa de Santa Maria da Feira
A programação da Semana Santa de Santa Maria da Feira aposta na diversidade, contando com recriações históricas de momentos ímpares dos últimos dias de vida terrena de Cristo, concertos que exploram diferentes sonoridades, uma exposição com iconografias de Cristo, e momentos de gastronomia que convidam a uma viagem pelos sabores tradicionais da Páscoa com um toque de criatividade, fazendo jus à designação de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO. O programa integra igualmente todas as celebrações religiosas a realizar durante o período de Quaresma, Semana Santa e Páscoa, nas três igrejas de Santa Maria da Feira: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia e Igreja dos Passionistas.
O realismo das recriações históricas da Semana Santa de Santa Maria da Feira transporta o público para os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, numa experiência envolvente e realista. Os atores do Grupo Gólgota voltam a dar corpo e emoção às três grandes encenações que marcam esta celebração: a ‘Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – na ‘cidade humana’’, no dia 13 de abril, às 15h30, entre o Largo do Convento dos Lóios e a Igreja dos Passionistas; a intensa ‘Última Ceia, Getsémani e Sinédrio’, a 16 de abril, às 21h30, no Castelo e no exterior do Museu Convento dos Lóios; e a solene ‘Via Sacra’, a 18 de março, às 21h30, entre o Largo do Tribunal e o Castelo.
A Procissão das Endoenças, também designada por Procissão do Triunfo ou Ecce Homo, é, pela sua antiguidade e pendor religioso, outro dos momentos altos das celebrações litúrgicas da Semana Santa. A procissão acontece na noite de Quinta-feira Santa, 17 de abril, logo após a Celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, às 21h30, num percurso pelo centro histórico da cidade, entre a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz e percurso inverso.
O programa da Semana Santa de Santa Maria da Feira oferece também experiências que celebram a tradição e a identidade local. Os três showcookings dedicados aos sabores da Páscoa convidam a redescobrir receitas emblemáticas e os segredos da cozinha tradicional, com o Cabrito Assado, preparado por Isabel Pinho (25 de março), a inconfundível Regueifa Doce, pelas mãos de Luciana Magalhães (5 de abril), e os irresistíveis Ovos Recheados, com o toque da cake designer Telma Pedroso (12 de abril). Estas sessões realizam-se na Cozinha da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, num ambiente acolhedor que convida à partilha de saberes e sabores.
Para quem valoriza a história e o património religioso, duas iniciativas imperdíveis: a Visita Noturna ao Património Religioso e Histórico (12 de abril) e Peregrinar pelas Igrejas e Capelas da Cidade de Santa Maria da Feira (29 de março).
A Semana Santa de Santa Maria da Feira que, pela sua história e dinamismo, é já uma referência nas celebrações mais importantes do calendário cristão, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Grupo Gólgota – Associação, Paróquia de Santa Maria da Feira e Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira.

Apresentação do III Congresso Europeu da Rede de Celebrações de Semana Santa e Páscoa
Santa Maria da Feira e Ovar vão receber o III Congresso da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, o primeiro em Portugal, entre os dias 8 e 10 de outubro.
A apresentação do congresso aconteceu no dia 12 de março, no Salão Nobre do Castelo da Feira, um ano após a entrada de ambos os municípios nesta rede europeia.
No momento, dirigido especialmente a jornalistas, os presidentes das Câmaras Municipal de Santa Maria da Feira e Ovar, respetivamente, Amadeu Albergaria e Domingos Silva, o presidente do Comité Científico da Rede Europeia, Rui Ferreira, e o presidente da Rede Europeia, Sergio Velasco Albalá, valorizaram as Semanas Santas de Santa Maria da Feira e de Ovar, reconheceram a importância da Rede Europeia e divulgaram o programa do III Congresso da Rede de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.
O Congresso assume-se como um momento privilegiado para a reflexão, a troca de conhecimento e de experiências entre cidades que vivem intensamente a Semana Santa, fomentando o diálogo entre cultura, fé e turismo.
‘Identidades Vivas’ é o tema do III Congresso que conta com conferências e mesas redondas sobre diferentes temáticas, visitas ao património e um concurso de fotografia sobre momentos da Páscoa.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa é uma organização criada em 2018, com o objetivo de integrar os itinerários culturais do Conselho da Europa, que conta atualmente com 36 membros de Espanha, Portugal, Itália, Eslovénia, Malta, Croácia e Sérvia.