Festa das Fogaceiras. Celebrar 518 anos de história e tradição
O voto ao Mártir S. Sebastião será novamente renovado dia 20 de janeiro, cumprindo uma promessa com 518 anos, que expressa a identidade e o orgulho de ser feirense.
Como manda a tradição, o centro histórico da cidade ‘veste-se’ a preceito para acolher os momentos mais simbólicos do programa oficial da Festa das Fogaceiras, concretamente o Cortejo Cívico, dos Paços do Concelho à Igreja Matriz, com início às 10h30; a missa solene n Igreja Matriz com bênção das fogaças, às 11 horas; e às 15h30 a procissão das fogaceiras, da Igreja Matriz às ruas do centro histórico.
A edição marca o regresso de 250 meninas fogaceiras às ruas do centro histórico, onde vão desfilar com a fogaça à cabeça, vestidas e calçadas de branco, como manda a tradição.
A Festa das Fogaceiras no mundo
A Festa das Fogaceiras é também celebrada no Brasil, Venezuela e África do Sul pelas comunidades portuguesas/feirenses.
No Brasil, Rio de Janeiro, a 22 de janeiro, será a 69.ª edição da Festa das Fogaceiras recriada pela Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
Para os feirenses residentes no Rio de Janeiro, este momento é vivido com grande intensidade. O programa pretende recriar o mais fielmente possível esta festividade, integrando uma cerimónia religiosa, que se realiza na Igreja dos Capuchinhos, e a tradicional procissão, desde a Igreja até à Casa Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
Na Venezuela, também a 22 de janeiro, a Festa das Fogaceiras é recriada em Caracas desde o ano 2000 pela Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira.
A festa contempla uma cerimónia religiosa na capela do Centro Português de Caracas, seguida por uma procissão em honra do Mártir São Sebastião, na qual meninas vestidas de branco transportaram as fogaças na cabeça.
Finalmente, na África do Sul, a festa decorre a 29 de janeiro. Desde 1986 que os feirenses residentes na cidade de Pretória celebram a Festa das Fogaceiras. Trinta e uma crianças, vestidas de branco e com uma faixa identificativa de cada freguesia do concelho de Santa Maria da Feira, transportam a fogaça à cabeça, desfilando em cortejo pelas ruas da cidade. No final do cortejo, as fogaças são leiloadas a favor da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, que organiza a festividade.