O eventual encerramento do Jardim de Infância de Candal, em Lobão, foi assunto no período antecessor à Ordem do Dia. O socialista Márcio Correia referiu que “corre a informação de que o estabelecimento de ensino vai fechar” e quis saber a veracidade da afirmação.
“Os pais não têm essa informação oficial e penso que falaram com a Câmara Municipal e tomaram a iniciativa de requalificarem o estabelecimento, de forma a evitar o fecho. Estão preocupados, porque entendem que há condições para a manutenção desta unidade de ensino”, mencionou.
A resposta foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, que garantiu ser um assunto que “está a ser tratado”. “O encerramento do JI Candal está previsto na Carta Educativa e o vereador [da Educação] Gil Ferreira está a trabalhar no assunto com os intervenientes”, disse, antes de garantir foco principal nas crianças. “Estamos à procura da melhor solução, a que salvaguarde o interesse de todos. Porém, o nosso foco são as crianças e o que é melhor para elas”.
A Autarquia “ouviu as partes envolvidas” e, “em breve”, divulgará a melhor solução para o JI Candal.