Antes do período da ordem do dia, o vereador do PS, Sérgio Cirino, questionou a Câmara sobre os estragos nas margens dos rios em Santa Maria da Feira, designadamente do Cáster. “Estamos em tempos que o clima não nos vai favorecer. Dizem os especialistas que vamos ter secas prolongadas e chuvas fortes e inundações. Devemos ter o cuidado de preparar os rios para esses acontecimentos e nota-se que as margens do rio Cáster, e outros, não estão preparadas. Existem sítios em que as margens se aproximam do passadiço”, afirmou Sérgio Cirino.
O vereador das Obras Municipais, Amadeu Albergaria, explicou que efetuou, “na semana passada”, juntamente com o vereador do Ambiente, Jardins, Espaços Verdes e Paisagem Urbana, Mário Jorge Reis, “uma visita a todo o percurso urbano do Cáster para aferir os estragos ocorridos durante o período de chuvas”. “Verificámos dois pontos mais críticos, com necessidade de intervenções imediatas, uma que se aproxima do percurso que construímos e outra na zona da ponte junto da EB2/3 Fernando Pessoa. Os serviços das Obras Municipais vão fazer a restruturação (enchimento) de um dos pilares da ponte, ainda durante esta semana, enquanto os serviços do vereador Mário Jorge Reis farão uma intervenção naquela parte que escavou junto à ciclovia. Faremos, ainda, possivelmente durante esta primavera, uma extensa reflorestação da zona. Estamos também a definir, entre serviços, uma renaturalização das margens”, garantiu Amadeu Albergaria.
O vereador das Obras Municipais referiu, ainda, que “o passadiço do rio Uíma sofreu alguns danos e também estamos a recuperá-los”, acrescentando que o Município irá “finalizar a contratação de assistentes operacionais com competências específicas de vigilância da natureza, que queremos que passem a tomar conta dos nossos passadiços junto às margens dos rios, designadamente para reparação de danos — por forças da natureza ou vandalismo —, mas também asseio, limpezas e plantação de novas espécies”.