Obras no percurso urbano do Cáster para solucionar estragos ocorridos durante as chuvas
Política Reunião de Câmara

Obras no percurso urbano do Cáster para solucionar estragos ocorridos durante as chuvas

Antes do período da ordem do dia, o vereador do PS, Sérgio Cirino, questionou a Câmara sobre os estragos nas margens dos rios em Santa Maria da Feira, designadamente do Cáster. “Estamos em tempos que o clima não nos vai favorecer. Dizem os especialistas que vamos ter secas prolongadas e chuvas fortes e inundações. Devemos ter o cuidado de preparar os rios para esses acontecimentos e nota-se que as margens do rio Cáster, e outros, não estão preparadas. Existem sítios em que as margens se aproximam do passadiço”, afirmou Sérgio Cirino.

O vereador das Obras Municipais, Amadeu Albergaria, explicou que efetuou, “na semana passada”, juntamente com o vereador do Ambiente, Jardins, Espaços Verdes e Paisagem Urbana, Mário Jorge Reis, “uma visita a todo o percurso urbano do Cáster para aferir os estragos ocorridos durante o período de chuvas”. “Verificámos dois pontos mais críticos, com necessidade de intervenções imediatas, uma que se aproxima do percurso que construímos e outra na zona da ponte junto da EB2/3 Fernando Pessoa. Os serviços das Obras Municipais vão fazer a restruturação (enchimento) de um dos pilares da ponte, ainda durante esta semana, enquanto os serviços do vereador Mário Jorge Reis farão uma intervenção naquela parte que escavou junto à ciclovia. Faremos, ainda, possivelmente durante esta primavera, uma extensa reflorestação da zona. Estamos também a definir, entre serviços, uma renaturalização das margens”, garantiu Amadeu Albergaria.

O vereador das Obras Municipais referiu, ainda, que “o passadiço do rio Uíma sofreu alguns danos e também estamos a recuperá-los”, acrescentando que o Município irá “finalizar a contratação de assistentes operacionais com competências específicas de vigilância da natureza, que queremos que passem a tomar conta dos nossos passadiços junto às margens dos rios, designadamente para reparação de danos — por forças da natureza ou vandalismo —, mas também asseio, limpezas e plantação de novas espécies”.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X