Demissões nas empresas de tecnologia
Admirável Mundo Novo Tecnologia

Demissões nas empresas de tecnologia

…………………..

DESTAQUE TECNOLÓGICO

…………………..

As empresas da área de tecnologia estão a adaptar-se a uma nova realidade, visto que muitas citaram o medo de uma recessão nas suas decisões, revertendo uma onda de contratações que aumentou durante a pandemia. O Yahoo demitirá 20% de sua força de trabalho até ao final do ano.  Somente no mês passado, as empresas de tecnologia cortaram quase 60 mil empregos. A Crypto.com segue com 500 empregos cortados, enquanto a Coinbase anunciou que demitirá 950 pessoas. A empresa de videoconferência Zoom, demitiu cerca de 1.300 funcionários, o que equivale a 15% da força de trabalho da empresa. A empresa de pagamentos PayPal está a cortar cerca de dois mil funcionários (7% de sua equipa). A Microsoft informou, em meados de janeiro, que demitirá dez mil funcionários este ano, afetando quase 5% da sua força de trabalho global. A Alphabet Inc., controladora do Google, anunciou planos para demitir 12 mil pessoas de sua força de trabalho. A Amazon, terá a maior redução de força de trabalho nos 28 anos de história, com cerca a eliminação de cerca de 18 mil postos de trabalho. A Dell foi a última a anunciar a demissão de cerca de 6.650 funcionários.

…………………..

BYTE NOTÍCIAS

…………………..

AMAZON

De acordo com um relatório do Financial Times, o CEO da Amazon, Andy Jassy, informou que um dos focos da empresa é querer “crescer” nos supermercados. No ano passado, a Amazon fechou dezenas de livrarias e outras lojas físicas, deixando apenas os supermercados, já que em 2017 adquiriu a rede de supermercados Whole Foods, como foco principal para as lojas físicas. A gigante do varejo também está a pensar em explorar a possibilidade ter lojas físicas de roupas.

AI

Mira Murati, CTO da OpenAI, alimentou a controvérsia sobre a supervisão governamental da inteligência artificial, quando admitiu em entrevista à revista Time que a tecnologia precisava ser regulamentada. “É importante para a OpenAI e empresas como a nossa trazer isso à consciência pública de uma forma controlada e responsável”, disse Mira à Time. Como o mercado oferece incentivos para o abuso, provavelmente é necessária alguma regulamentação, concorda Greg Sterling, cofundador da Near Media, um site de notícias, comentários e análises.

NIKE

Muitas empresas estão apostando que o Metaverso é o futuro, e a Nike é uma delas. Além de comprar a RTFKT (pronuncia-se “artefact”) em dezembro, criou a Nikeland in Roblox, um “metaverso” online que é frequentado por milhões de pessoas todos os dias. E neste mundo virtual, alguém pagou mais de 130 mil euros por um par de ténis virtuais da Nike. O ténis em questão, claro, é um NFT.

CHINA

O Ministério da Ciência da China anunciou que o primeiro computador quântico prático do país foi entregue há um ano, a um utilizador, cujo a agência não identificou. O sistema Wuyan de 24 qubits baseado na tecnologia supercondutora foi construído pela Origin Quantum Computing Technology. Com a instalação local do sistema Wuyan, a China tornou-se o terceiro país, depois do Canadá e dos Estados Unidos, a fornecer um sistema de computador quântico completo a um cliente.

…………………..

REAÇÕES

…………………..

De acordo com um estudo de acadêmicos da Universidade de Edimburgo e Trinity College Dublin, os sistemas operativos pré-instalados nos dispositivos Xiaomi, OnePlus e Oppo Realme, estão a coletar as localizações, histórico de chamadas e informações de perfil dos utilizadores.

De acordo com um relatório da MUSO, empresa de pesquisa especializada em atos de pirataria, no ano de 2022, a pirataria de filmes aumentou cerca de 39%, em comparação com 2021, enquanto as visitas a sites de pirataria para assistir a programas de TV aumentaram cerca de 9%.

Assine agora
Alecsander Pereira

Alecsander Pereira
COLUNISTA
    X