União de Lamas e Lobão têm dois dos melhores plantéis do Campeonato SABSEG e o início do play-off de subida atesta que serão candidatos ao título de campeão de Aveiro
Numa competição com moldes (ainda) díspares de uma prova que premeia a consistência ao longo da temporada, dividida em duas fases e com divisão dos pontos a metade, os oito clubes apurados para o play-off de subida do Campeonato SABSEG têm legítimas aspirações em chegarem ao título de campeão, que dará a promoção ao Campeonato de Portugal.
Porém, tendo como base a prestação dos mesmos na primeira metade da época, União de Lamas, Florgrade, Lobão e Estarreja são os que estão na pole position da corrida para o título, ainda que a concorrência seja feroz e o equilíbrio paute, jornada após jornada.
Prova disso é que nenhum dos clubes presentes conseguiu vencer as duas jornadas inaugurais do play-off, com destaque para os dois empates do Florgrade, clube com um dos, se não o mais, plantéis mais apetrechados – e caros – da prova.
No embate da jornada transata entre Florgrade e Lobão, os lobonenses, chegados esta época à elite aveirense, dispuseram de dois golos de vantagem, mas não conseguiram conter o ímpeto ofensivo dos de Ovar e acabaram por consentir o empate.
Aproveitou o União de Lamas, que até tinha empatado o primeiro jogo frente ao Florgrade, para chegar à liderança, depois de triunfar no reduto do Fermentelos, com Aranha, o goleador-mor da equipa, em evidência, ao festejar por duas ocasiões.
Ainda que o desfecho do embate da primeira fase entre União de Lamas e Canedo, que terminou precocemente, com os unionistas a vencerem por 2-1 aos 80’, não seja conhecido, e que poderá dar mais pontos aos pupilos de Fábio Pais, a liderança é agora partilhada pelo emblema lamacense e pelo Florgrade.
Na perseguição seguem Lobão e Estarreja, com menos um ponto averbado. Porém, e espelho do equilíbrio patente, Ovarense e Fermentelos seguem imediatamente atrás, com 21 e 20, respetivamente. O Fiães, que é antepenúltimo, está somente a quatro pontos da liderança, enquanto a tarefa do Águeda é mais difícil, tendo apenas 15 pontos.
Quanto ao Fiães, equipa que tem sido alvo de muita mudanças no plantel ao longo da temporada, ainda não venceu no play-off. Após perder com a Ovarense na ronda inaugural, não foi além de uma igualdade com o Águeda. Correio da Feira sabe que os fianenses dispensaram o goleador da equipa, Mário, no final da partida.
Canedo estreia-se com empate
Na luta pela manutenção, tarefa que teoricamente não será difícil de cumprir para o Canedo, desde que mantenha os índices competitivos demonstrados na primeira metade da temporada, a formação de Ricardo Nascimento estreou-se com um empate, a três, no Estádio do Mergulhão, frente ao Cesarense.
Uma partida imprópria para cardíacos, com Vasco Coelho a dar vantagem de dois golos aos das Valadas, tendo a turma orientada por Luís Miguel Martins operado a cambalhota no marcador em sensivelmente 25 minutos. No entanto, a resiliência do Canedo personificou-se através do capitão Bantchoe, que resgatou um ponto em cima do minuto 90.