O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feira desafiou os membros dos projetos Assembleia de Crianças e Jovem Autarca para uma missão especial: vestir a pele de agentes da Proteção Civil e esmiuçar o papel de cada um na Comissão Municipal de Proteção Civil, com a ajuda dos reais representantes deste organismo
A iniciativa marcou o Dia da Proteção Civil, celebrado a 1 de março, concretizando o objetivo central de “sensibilizar os mais novos para a nobreza da missão de proteção, socorro, emergência e assistência às comunidades”, escreve a Câmara Municipal, em comunicado de imprensa.
Realizada no Isvouga, esta reunião ‘extraordinária’ da Comissão Municipal de Proteção Civil contou com a participação dos vários representantes deste organismo, nomeadamente corporações de bombeiros, forças de segurança, autarcas, responsáveis pelas áreas da Saúde e Ação Social, entre outras entidades locais.
A ordem de trabalhos foi integralmente desenhada e preparada pelos agentes de ‘palmo e meio’, “que traziam as suas intervenções estruturadas e bem estudadas”. No entanto, “não faltaram momentos de improviso, espontaneidade, interação e partilha com os diferentes representantes, que se revelaram fundamentais para uma real perceção do papel de cada um em situações de acidente grave ou catástrofe”.
Durante a reunião, crianças e jovens apresentaram um balanço do projeto educativo ‘A Proteção Civil e as Escolas – Um Caminho em Comum’, abordaram os níveis de criminalidade no Concelho, nomeadamente episódios de vandalismo em espaços públicos, e discutiram o plano de contingência para temperaturas adversas.
O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, Albano Teixeira, participou nesta reunião e elogiou a iniciativa, disponibilizando-se para disseminá-la junto de outros municípios e entidades.
Ao longo de todo o mês de março, o serviço municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feira vai promover outras iniciativas em diferentes pontos do Concelho no âmbito desta efeméride, com o intuito de envolver e sensibilizar as comunidades e cidadãos, reforçando que ‘Todos Somos Proteção Civil’.