Na véspera do feriado de 25 de Abril
O espetáculo Monólogos da Vagina, com texto da autora norte-americana Eve Ensler (fundadora do V-Day, o movimento global para acabar com a violência contra mulheres e a violência de género), praticamente dispensa apresentações e vai estar em cena no grande auditório do Europarque, em Espargo, Santa Maria da Feira, no dia 24 de abril, véspera de feriado nacional, às 21h30.
Representada em palcos de todo o mundo por atrizes tão famosas como Jane Fonda e Meryl Streep, a obra-prima de Eve Ensler é uma viagem hilariante e tocante pelos indecifráveis confins da mente e do corpo femininos. Em Portugal, os Monólogos da Vagina têm coprodução da Yellow Star Company com a Boca de Cena, encenação de Paulo Sousa Costa e do elenco fazem parte Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes. O espetáculo é para maiores de 16 anos e os bilhetes para o Europarque custam entre 16 e 20 euros.
Sinopse
Os Monólogos da Vagina são compostos por vários pequenos textos/monólogos. Cada um deles lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, estupro, menstruação, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.
Todos os anos, um novo monólogo é adicionado para destacar uma questão atual que afeta as mulheres em todo o mundo. Em 2003, por exemplo, Ensler, a autora, escreveu um novo monólogo chamado Under the Burqa, sobre o sofrimento das mulheres no Afeganistão sob o domínio dos talibãs. Em 2004, Ensler escreveu um monólogo chamado They Beat the Girl Out of My Boy, isto após entrevistar um grupo de mulheres cuja identidade de género diferia de seu género atribuído à nascença.
Histórias divertidas, cruas e reais que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino.