Foi no Café del Art, na Plaza de Cascorro, em Madrid, que decorreu a apresentação do livro ‘Las Tradiciones de Semana Santa en España y Portugal’, editado pela Liga dos Amigos da Feira, integrando a Coleção Santamariana. Da autoria do feirense Roberto Carlos Reis, a publicação contou com o apoio do CEGOT – Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do território, da Universidade de Coimbra, Universidad Rey Juan Carlos e Programa Erasmus
Trata-se de uma coletânea de 12 textos coordenada por Roberto Carlos Reis, reunindo textos da sua autoria e de outros especialistas nas questões da Semana Santa, nomeadamente Pablo Uribe Ulloa, Demetrio Enrique Brísset, Ricardo Norton, Rui Ferreira e Jesús Contreras Hernández.
A obra apresenta os seguintes artigos: ‘As diferentes celebrações da Páscoa’; ‘Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma 2023’; ‘Semana Santa: História e Implicações’; ‘Semana Santa em Espanha’; ‘Semana Santa em Braga’; ‘Aspetos da Semana Santa em Santa Maria da Feira’; ‘A alimentação no tempo de Jesus’; ‘A comida no tempo de Jesus’; ‘A Última Ceia’; ‘Gastronomia da Semana Santa em Portugal e Espanha’; e ‘Expressões da Semana Santa e a Paixão de Cristo na literatura portuguesa e espanhola’. Na capa do livro consta uma pintura da autoria do pintor feirense radicado na Suíca, DePinho.
O livro surge após a participação de Roberto Carlos Reis na 4.ª edição do Cultural Sustainable Tourism 2022 (CST), onde após ter apresentado o tema ‘O impacto da Covid-19 no turismo religioso em Portugal’ foi-lhe lançado “o repto para editar uma coletânea de textos sobre o turismo religioso, em particular na Semana Santa”. O desafio foi aceite, tendo-se estendido a outros investigadores. “É um importante documento de apoio à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, que tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação”, refere Roberto Carlos Reis.
No final da apresentação houve lugar a uma degustação de doces tradicionais da Páscoa ibérica: pão de ló, regueifa doce da Páscoa e queijo (produtos oferecidos pela Confeitaria Renascer e Lactimaf), torrijas e monas. Uma declamação de poesia relacionada com a Paixão de Cristo também não faltou.
Roberto Carlos Reis procedeu à apresentação e entrega protocolar à Biblioteca Nacional de Espanha da obra, bem como à Arquidiocese de Madrid, na pessoa do cardeal Carlos Osoro Sierra.