A futura Unidade de Saúde Familiar (USF) de Fiães estava projetada inicialmente para ser construída num terreno adjacente ao edifício atual da Junta de Freguesia. Porém, o autarca de Sanguedo endereçou uma proposta a Emídio Sousa e a conjetura alterou-se.
“O presidente da Junta de Freguesia de Sanguedo [Valdemar Silva] sugeriu que, quando construíssemos a nova unidade de saúde em Fiães, o posto de saúde da freguesia fosse encerrado e que a nova unidade passasse a receber os utentes de Sanguedo”, começou por explicar Emídio Sousa, em introdução ao ponto 22 da sessão ordinária, a aquisição de uma parcela de terreno, no lugar de Chousa de Cima, em Fiães. “Achei uma boa ideia e reuni com o presidente da ARS, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e os profissionais de saúde de Fiães, que aceitaram. O presidente da Junta de Sanguedo gostaria que a unidade de saúde fosse mais próxima, por isso contactámos os proprietários de um terreno à venda a cerca de 500 metros da fronteira com Sanguedo”, prosseguiu o edil, dando nota que o processo “foi muito rápido”.
Situado em frente à escultura Danonaselo, criada por San Damon, o terreno, adquirido pelo valor de 170 mil euros, “cumpre o sugerido pelo presidente da Junta” e Emídio Sousa acredita que propiciará “uma boa resposta para os utentes” das duas freguesias.