A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira cumpriu um minuto de silêncio em memória de Etelvina Araújo, ex-diretora da Biblioteca Municipal, falecida a 24 de março.
Coube ao presidente da Assembleia Municipal, Carlos Jorge Oliveira, apresentar, na noite da última sexta-feira, o voto de pesar por parte do PSD, ao qual se associaram todos os grupos parlamentares. Etelvina Araújo foi recordada como “o rosto da primeira e mais importante de todas as políticas culturais de Santa Maria da Feira: a promoção do livro e a leitura”. Carlos Jorge Oliveira sublinhou que a, à altura, diretora do departamento da Cultura, Educação, Juventude e Turismo do Município, “construiu de forma consolidada uma casa do saber e da cultura, que é hoje uma referência no panorama nacional das bibliotecas públicas portuguesas, seja pelo número de leitores, seja pela riqueza e diversidade de serviços prestados, mas acima de tudo pelas importantes conquistas ao nível da democratização do acesso ao livro e à leitura”.
Licenciada em História, a falecida “dedicou toda a sua vida às bibliotecas públicas, tendo gerido de forma ímpar a rede”. Após uma breve evocação ao percurso profissional de Etelvina Araújo, Carlos Jorge Oliveira propôs à Assembleia Municipal a aprovação do voto de pesar. Todos os elementos se levantaram para cumprir um minuto de silêncio.