Portugal cai no índice de liberdade de imprensa
Sociedade

Dia Mundial da Liberdade de ImprensaPortugal cai no índice de liberdade de imprensa

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado esta quarta-feira, 3 de maio, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou o ‘ranking’ mundial da liberdade de imprensa. Em 2022, Portugal ficou em 7.º lugar, tendo este ano caído para nono.

Segundo a 21.ª edição do ‘ranking’, publicado hoje, que avalia 180 países e territórios, à frente de Portugal, no grupo de países numa “situação muito boa” para a liberdade de imprensa ficaram, por ordem decrescente: Noruega, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Países Baixos, Lituânia e Estónia.

Nos últimos três lugares surgem o Vietnam, a China e a Coreia do Norte.

Recorde-se que o Correio da Feira uniu as celebrações do 126.º aniversário, assinalado a 11 de abril, ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, reunindo o papel de Alípio Santos na história do CF – o tipógrafo testemunhou a censura prévia –, aos desafios enfrentados pela atual administração; e à realidade do setor pelo presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X