Santa Maria da Feira e Viseu assinam acordo de cooperação histórico-cultural
Cultura Política

Santa Maria da Feira e Viseu assinam acordo de cooperação histórico-cultural

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, celebraram no dia 4 de maio, no Salão Nobre dos Paços do concelho viseense, um acordo de colaboração entre os municípios, “com vista a estabelecer os termos de cooperação cultural, no intercâmbio de informação e experiência, na promoção de conteúdos culturais locais/regionais e na partilha de projetos e ações de interesse mútuo nestes domínios”

Presentes no ato público estiveram o vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, e o diretor-geral da empresa municipal Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, bem como o vice-presidente e a vereadora da Cultura e Turismo da autarquia viseense, João Paulo Gouveia e Leonor Barata, respetivamente. Na plateia esteve também o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves.

Para o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, “esta associação é fantástica. Somos dois municípios históricos, desenvolvemos competências no nosso território ao longo dos últimos 30 anos e que hoje nos colocam, de facto, num patamar muito importante nas artes de rua e nas indústrias criativas”. “Hoje, em Santa Maria da Feira, a Cultura é provavelmente aquilo que nos distingue. Reforço que a Cultura não é um custo, é um investimento”. “Estou certo de que este protocolo vai ser bastante frutuoso para ambos”, salientou o autarca.

O acordo de colaboração tem, entre outras ações previstas, a cooperação mútua na concretização de iniciativas que integram o programa de comemorações dos 900 anos da entrega do Foral da Rainha Dona Teresa a Viseu, que se assinalam este ano.

“Sei que Santa Maria da Feira tem um know-how extremamente elevado e que nos vai ajudar muito, especialmente nestas comemorações que queremos que tenham elevação, dos 900 anos da entrega do Foral”, destacou o presidente Fernando Ruas. “Espero que este acordo permita reatar esta cooperação, salientando que nós estamos também altamente disponíveis para cooperar noutros setores de atividade”.

“Nós somos cidade com foral antes mesmo de existir Portugal. Somos mais antigos que o país. Todos os eventos que possamos fazer em Viseu que façam jus a essa história tão rica são extremamente importantes. A entrega do Foral de Dona Teresa é um marco histórico e nós vamos assinalá-lo condignamente, pelo que a ajuda que nos dão é preciosa”, concluiu o presidente da autarquia viseense.

© Município de Viseu / Alexandre Pessoa
Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X