Paços de Brandão e JuveForce discutiram o título de campeão, que foi para Ponte de Vagos
Está encontrado o novo campeão da 1.ª Divisão de Aveiro, sucedendo o Valonguense. Paços de Brandão e JuveForce, primeiros classificados das zonas norte e sul, respetivamente, mediram forças em Avanca, no transato domingo, dia 7, tendo a equilibrada partida sido somente decidida da marca dos 11 metros, após o 2-2 no tempo regulamentar.
Foram os de Ponte de Vagos os primeiros a festejarem, por intermédio de Jorginho, tendo Duarte Alves respondido para os brandoenses ainda na 1.ª parte. Na etapa complementar, à entrada para os derradeiros dez minutos, Tigas, homem-golo do Paços de Brandão, operou a reviravolta, de penálti, mas Pedro Souza fez o 2-2, levando a decisão para os penáltis.
Neste capítulo, a JuveForce foi melhor, tendo marcado por três vezes, enquanto o Paços de Brandão só conseguiu converter com sucesso uma grande penalidade.
Para chegar à final, a formação concelhia, treinada por Tiago Leite, fez 49 pontos na fase regular, fruto de 15 triunfos, quatro igualdades e cinco desaires; apontou 62 golos e consentiu 27. Já os vaguenses, nas 24 partidas, amealharam 61 pontos, ao vencerem 19, empatarem quatro e perderem apenas uma; fizeram 49 golos e sofreram 15.
Tigas, que reforçou os brandoenses esta temporada, termina-a como o melhor marcador de toda a 1.ª Divisão de Aveiro, com 19 golos apontados.
Recorde-se que além de JuveForce e Paços de Brandão, também Esmoriz e Bustelo irão disputar o Campeonato SABSEG em 2023/24. Em sentido inverso, descem Paivense, S. Vicente Pereira, Pinheirense, LAAC e Valonguense.