Como os nossos leitores que nos acompanham devem saber, especialistas temem que informações confidenciais possam ser expostas quando a aplicação TikTok é instalada, mesmo quando a empresa de tecnologia chinesa Bytedance, detentora da App, afirma que a aplicação é executada de forma independente e que não partilha dados com o governo chinês. Além disto, a Bytedance informou que está a desenvolver um projeto para armazenar dados de utilizadores dos EUA no Texas, o que, segundo ela, os colocará fora do alcance da China.
Porém, muitos países estão preocupados com a segurança do TikTok e os laços da plataforma com a China. À medida que crescem as preocupações com a privacidade e a segurança da aplicação de partilha de vídeos de propriedade chinesa, principalmente na instalação em dispositivos governamentais, a Austrália se tornou o último país a proibir o TikTok em dispositivos do governo. Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia — que formam com a Austrália os chamados parceiros de compartilhamento de inteligência ‘Five Eyes’ — tomaram medidas semelhantes contra o TikTok nas últimas semanas. Entre outros paises estão a Estónia, França, Países Baixos, Noruega, Bélgica, Dinamarca, Canadá, Nova Zelândia, Índia, Taiwan, Paquistão e Afeganistão.
E os utilizadores?
Entretanto, no que diz respeito ao utilizador comum, o TikTok está a tornar-se a nova ferramenta, tanto para a descoberta como para o planeamento de viagens, já que, o efeito do TikTok nas decisões e vendas de viagens ganhou destaque no Fórum Econômico Delphi deste ano, realizado em Delphi, na Grécia, no final de abril. Dirigindo-se ao fórum, Stuart Flint, Head of Global Business Solutions for Europe at TikTok, informou que sobre um estudo onde 77% dos entrevistados disseram que o TikTok os inspirou para algum destino, visto que acompanham diversas comunidades. Algumas comunidades mostram, todos os dias, os destinos mundiais através da sua própria lente, apresentando paisagens/cenários autênticos e sem filtros, culturas e locais a uma plataforma global. O #TravelTok já atingiu mais de 8,8 mil milhões de visualizações e o #TikTokMadeMeBookIt já ultrapassou a marca das 120 milhões de visualizações. Stuart afirma que “o TikTok está a tornar-se num novo caminho para descobertas, sendo que, e em nenhuma outra área isto é tão verdadeiro como na área das viagens e no turismo. Quase 50% dos utilizadores compraram um produto relacionado com férias ou viagens depois de terem sido inspirados por conteúdos visualizados na plataforma, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas”. Flint realça ainda que “este fenómeno está a criar uma oportunidade incrível para as marcas de viagens, mas também para as organizações de turismo, de chegarem a novos públicos, que estão já à procura de inspiração”.
No forum ainda foi comentado sobre o número impressionante de hashtags relacionadas com cultura, como o #AncientGreece, que atingiu 550 milhões de visualizações. Isto permite comprovar que os utilizadores procuram tendências culturais mais rápidas, como a música ou a dança, mas também expressões de cultura como a arte, a literatura, os museus e a arquitetura.
Para as camadas mais jovens, a Geração Alfa (que poderá chamar-se de Geração M (de mobile)), o TikTok é o lugar para encontrar cafés na cidade, o melhor restaurante de comida típica, quais exposições estão a acontecer em um determinado local e até mesmo como escrever uma carta de apresentação.
Com o TikTok e o ChatGPT, será o fim do Google?
* O autor escreve em português do Brasil