O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental de Santa Maria da Feira (CAFAP) – Obra do Frei Gil, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, que se celebrou a 15 de maio, desafiou 15 entidades parceiras do concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira – Centro Escolar de Fornos, Associação de Apoio Social de Sanfins, Associação Bem Estar de Santa Maria de Lamas, Associação de Pais e E.E. do J.I. da Escola EB1 de Beira – Gião, Casa Ozanam, Centro Social de Gião, Centro Social de Souto, Centro Social e Paroquial de Romariz, Centro Social e Paroquial de Fornos, Cercilamas, Grupo Amizade, Grupo de Catequese da Paróquia de Lourosa, Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Casa de Acolhimento Residencial de Lobão – Obra do Frei Gil e CAFAP – Obra do Frei Gil a construírem uma árvore, utilizando a cortiça como matéria-prima.
‘Enraíza-te… em Família’ foi a atividade proposta a cada família, para que “representassem numa árvore de cortiça os valores que devem sustentar a base de cada família, materializando-os em objetos concretos, de modo a fomentar entre os seus membros os vínculos afetivos que nela devem existir e a estimular neles uma saudável comunicação intrafamiliar”, refere a organização.
A iniciativa decorreu durante o mês de abril e contou com a participação de 600 famílias do concelho de Santa Maria da Feira. O resultado desta atividade em rede culminou numa tertúlia, que decorreu no dia 15 de maio na Casa Ozanam, em S. João de Ver, envolvendo mais de 100 participantes, entre utentes, parceiros, patrocinadores e representantes de diversas instituições/associações.
O CAFAP realça e agradece a colaboração do Cincork, entidade formadora na área da cortiça que foi responsável pela execução do molde e corte, assim como à CorksRibas, empresa granuladora de cortiça, pelo fornecimento das placas em corticite, bem como à Universidade Portucalense.
A tertúlia ‘Enraíza-te… em Família’ foi enriquecida com a participação da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira e com os testemunhos pessoais de vários participantes.