Separação de lixo, árvores que “obstaculizam a passagem”, apoio financeiro com vista à participação no Campeonato Internacional de Dança, Mais Imaginarius e retificação de valores de apoio aos bombeiros voluntários das corporações do Concelho
Délio Carquejo (PS) procurou saber quando é que toda a zona oeste do Concelho será abrangida pela iniciativa de separação de lixo, feita em casa dos munícipes, que recebem gratuitamente contentores para o efeito. Mário Jorge Reis, vereador do Ambiente, apontou ser um objetivo para o mandato corrente, que finda em 2025.
–
Segundo relatos populares trazidos à reunião pelo PS, na Rua do Carvalhal, na Feira, o camião de recolha do lixo “não aparece aos sábados e às vezes às sextas-feiras”. Mário Jorge Reis assegurou inteirar-se sobre o assunto. Délio Carquejo deixou como reparo que “nos passeios do arruamento perpendicular, Rua José Soares de Sá, as árvores obstaculizam a passagem”.
–
Os bailarinos do Sobral Sem Parar, com inscrição e residência no Concelho, serão apoiados financeiramente, com vista à participação no Campeonato Internacional de Dança – All Dance Europe, que terá lugar em Espanha. O Município dará, “na proporção de 25% das despesas globais, até 150 euros a cada – apoio no montante máximo de 4.500 euros”.
–
Para o Mais Imaginarius de 2024, aos 20 projetos selecionados, será concedido apoio às deslocações: 600 euros para artistas de Portugal insular; mil para artistas e companhias da Europa; e 1.400 para fora da Europa. O vencedor, além de prémios/apoios monetários, terá direito a realizar uma criação em residência artística no ICC, a estrear em 2025.
–
Aprovada a retificação dos valores ao apoio à habitação dado pelo Município aos bombeiros voluntários das associações humanitárias do Concelho, e ainda ao núcleo de Sanguedo da Cruz Vermelha. Em causa, apenas uma diferença de 50 euros a menos, referente à corporação de Lourosa, ou seja, passa de 13.150 euros para 13.100 euros, destinados a 89 beneficiários.