A ALPE – Agência Local em Prol do Emprego está a acompanhar os dois projetos premiados no bootcamp ‘Acelera-te’. A ideia de negócio local ‘Criações Encantadas’ foi a mais votada pelo júri e recebeu um prémio monetário de 500 euros. O projeto humanitário de apoio a refugiados ucranianos ‘Amparo’, candidato à 14.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, recebeu uma menção honrosa. Na avaliação das propostas, o júri valorizou a estruturação, inovação, sustentabilidade e potencial das ideias de negócio, bem como a capacidade empreendedora dos seus promotores
O projeto ‘Criações Encantadas’, de Juliana Brandão, que aposta nas emoções para desenvolver artigos personalizados para bebés, decorações e eventos, está a ser acompanhado pela ALPE em matéria de elaboração do plano de negócio, consultoria e mentoria.
Igualmente acompanhado pela ALPE, o projeto ‘Amparo’, de Larysa Sidlovska, propõe a criação de um Centro de Apoio ao Refugiado e distingue-se pelo seu cariz social e humanitário, visando, entre outras ações, a criação de um centro de línguas para refugiados ucranianos, um espaço de apoio psicológico a mulheres e crianças, e a formalização da figura dos ‘padrinhos’ para apoio na área da habitação.
Foi no Centro Empresarial do Europarque que promotores de ideias de negócio, formadores e mentores se reuniram, em meados de junho, para o encerramento de mais um ‘Acelera-te’, iniciativa que potencia o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e premeia as melhores ideias de negócio. Lançado em abril deste ano, através de um concurso de ideias, este programa “surge da necessidade de estimular o desenvolvimento de ideias criativas que se revelem soluções para necessidades ou problemas, e se traduzam em projetos inovadores e economicamente viáveis”.
Os promotores e potenciais promotores das ideias de negócio selecionados no concurso de ideias reúnem-se num bootcamp para definição de modelos de negócio e planos de implementação, que culmina com uma apresentação dos projetos, motivando equipas e empreendedores para os projetos com potencial económico e social no território.
O programa desenrola-se ao longo de três dias, potenciando o know-how dos participantes, facilitadores e mentores, e conjuga ferramentas de construção de negócios com estudos de caso e aplicação prática a cada projeto.
Cada sessão do bootcamp inclui a apresentação de conceitos, modelos e ferramentas, bem como o tempo de aplicação em equipa, com acompanhamento de facilitadores e mentores experientes. “É um processo ativo de construção, avaliação e partilha, até se chegar ao produto final, que se pretende um negócio inovador e diferenciador, apresentado ao júri”, prossegue a Autarquia.
O último bootcamp teve como dinamizadores principais o coach Pedro Carreto e a psicóloga Joana Mimoso e, nos domínios da comunicação, empreendedorismo e marketing, Daniela Castro Soares, Adélia Antunes e Mónica Oliveira, respetivamente.
Esta iniciativa enquadra-se no projeto Direitos & Desafios Inova+, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, coordenado e executado pela cooperativa Casa dos Choupos, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, e operacionalizado pela ALPE.