Foi 5.º na Clássica de Ordizia, conquistada por Mark Hirschi, atrás ainda de Ben Healy, Juan Ayuso e Oier Lazkano
Afonso Eulálio tem-se mostrado (mais do que) preparado para a Volta a Portugal. Após ter conquistado a camisola da juventude – e ter sido 6.º – no Troféu Joaquim Agostinho, o corredor da ABTF Betão-Feirense integrou o top-5 da Clássica de Ordizia, classificando-se entre os melhores ciclistas do WorldTour.
No País Basco, na histórica corrida espanhola, que celebrou a 100.ª edição sob chuva, Afonso Eulálio quase levou o nome da ABTF Betão-Feirense ao pódio. A competição acabou por ser ganha por Mark Hirschi, da UAE Team Emirates, que venceu ao sprint Ben Healy, da EF Education-EasyPost. Ainda à frente do corredor português, cujo grupo chegou a cerca de 25 segundos do vencedor, ficaram Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Oier Lazkano (Movistar Team).
No final das cinco voltas ao circuito de Ordizia, num total de 165,7 quilómetros, o diretor-desportivo Joaquim Andrade, fez o balanço da prova. “Foi um bom teste. O Fábio [Oliveira] esteve na fuga do dia, sendo alcançado à entrada das duas últimas voltas. O Afonso [Eulálio] terminou entre alguns dos maiores nomes do ciclismo internacional, o que é bastante importante para ele e para a equipa. É uma corrida que já tínhamos disputado em 2019, quando fizemos segundo; agora, seguido para a estância de esqui da Serra da Estrela, para finalizar o estágio”, referiu.
Recorde-se que a ABTF Betão-Feirense irá apresentar esta quinta-feira, dia 27, os ciclistas que representarão a equipa na 84.ª edição da Volta a Portugal, pelas 21 horas, na Alameda do Tribunal de Santa Maria da Feira.