Pupilos de João Alves somam cinco pontos nas primeiras quatro jornadas
Os campeonatos nacionais do futebol de formação português já tiveram o seu início, e de Santa Maria da Feira destaca-se a presença dos juniores do Lusitânia de Lourosa na 1.ª Divisão do escalão, após terem erguido o troféu de campeão da 2.ª Divisão na época transata.
Ao leme da equipa encontra-se João Alves, técnico que chegou a Lourosa proveniente do rival Feirense – orientou, com mestria, a equipa de juvenis dos fogaceiros em 2022/23 –, substituindo Filipe Gonçalves.
Nas primeiras quatro jornadas, os lusitanistas averbam cinco pontos, que permitem ocupar o 8.º lugar da Zona Norte, após uma vitória, duas igualdades e um desaire. A estreia deu-se frente ao atual campeão nacional de juniores, o Famalicão, registando-se uma igualdade a dois (2-2), seguindo-se uma derrota na visita a Paços de Ferreira (2-1). A estreia a vencer ocorreu a 26 de agosto, na receção ao Vizela. O segundo empate aconteceu na deslocação ao reduto do Boavista (1-1). Curiosamente, é a um defesa-central – Rodrigo Braga, ex-Feirense – que pertence o registo de melhor marcador, com dois tentos apontados.
Ainda no escalão de juniores, mas na 2.ª Divisão, o Feirense, inserido na Série B, é detentor de um registo 100% vitorioso, com duas vitórias – frente a Paços de Ferreira B (1-3) e Sp. Espinho (1-4) – em outras tantas partidas disputadas. Simão Pereira, com quatro golos, ajuda a turma orientada por João Almeida a ser o melhor ataque.
Juvenis
Em juvenis, invertem-se os papéis quanto à presença na 1.ª e 2.ª divisões. O Feirense milita no mais alto patamar nacional para o escalão, ocupando a penúltima posição da Série Norte, averbando três pontos em quatro jogos: venceu o Padroense por 5-0, mas perdeu com Sp. Espinho (2-0), FC Porto (0-3) e Boavista (2-1).
Na divisão inferior, o Lusitânia de Lourosa partilha a liderança com Salgueiros e Famalicão B. As três equipas somam seis pontos nas primeiras duas jornadas; nenhuma consentiu qualquer golo. Os triunfos lusitanistas deram-se com Diogo Cão (2-0) e Taboeira (0-1).
Iniciados
Em sub-15, o Feirense é o único representante concelhio nos nacionais, mais precisamente na 1.ª Divisão, que faz com que o clube da cidade sede do Município marque presença nos campeonatos nacionais dos três escalões de formação.
Em duas partidas, igualou-se com o Alverca (1-1) e perdeu com o União de Leiria (2-3).