Pelo desempenho à frente da Seleção Nacional de sub-19 no Europeu de Malta
Joaquim Milheiro foi distinguido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o prémio de mérito desportivo. Na sua página da rede social Instagram, o ex-coordenador de formação das seleções nacionais mostrou-se grato por ter sido agraciado com o galardão, em virtude do desempenho à frente dos sub-19 lusos durante o Campeonato da Europa de 2023, realizado em Malta, no qual Portugal perdeu o título de campeão para a Itália (0-1).
“Ser reconhecido pelo país onde nasci e que adoro é uma enorme honra e felicidade. Grato ao Estado português (IPDJ) pela distinção do desempenho da seleção nacional de sub-19 no Europeu, em Malta. Um staff fantástico que reforça a identidade… os jogadores, apaixonados pelo jogo e treino, e com aquela vontade de fazer algo grande, de momento fora de vista, mas sempre dentro do coração. Vocês são tudo”, escreveu.
Joaquim Milheiro, 44 anos, deixou as funções que ocupava na Federação Portuguesa de Futebol, terminando uma ligação de 12 anos, após levar Portugal a ser finalista vencido no Euro de sub-19, para abraçar um cargo na Federação de Futebol do Catar.
Quanto à cerimónia, realizada ontem, segunda-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, os méritos desportivos – em 2023 – atingiram 20 modalidades e mais de 90 participantes ou equipas; e ainda 18 juízes/árbitros. Foi atribuído mais de um milhão de euros em prémios, o montante mais alto de sempre.