A Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, em Fiães, organiza uma marcha silenciosa contra a violência, no próximo dia 24, pelas 9h30.
“Mostrar a todos a necessidade de agir e mudar a nossa forma de estar no mundo” são os objetivos da marcha, cujos elementos envolvidos regem-se pela filosofia Ubuntu e recusam “qualquer expressão de ódio e de violência, como forças motrizes da transformação social”.
“O ódio desumaniza-nos e faz-nos olhar para o ‘outro’ na categoria de ‘inimigo’, logo menos humano. Não acreditamos que da violência nasça qualquer bem duradouro. Só a não-violência ativa, motivada pelo amor e no respeito até pelos nossos adversários poderá trazer a mudança. Temos consciência de que há um longo caminho a percorrer, mas só quando descobrirmos em cada pessoa um irmão, igual em dignidade e companheiro de construção de um futuro comum poderemos crescer em humanidade. E esse caminho, começa na escola”, refere, em nota de imprensa o Agrupamento de Escolas Coelho e Castro.
Assim, enquanto escola que se assume Ubuntu, a marcha será à volta do estabelecimento de ensino. Cada turma terá um cartaz com uma mensagem.