Tempos desafiantes
Editorial

EditorialTempos desafiantes

Nélson Costa (Diretor)

Vivemos tempos desafiantes. É certo que se pode dizer que se trata de uma afirmação transversal ao longo dos tempos e das gerações, mas é também, certamente, uma expressão que diz muito sobre o que vivemos na atualidade.

Entre muitas outras questões não menos importantes, como as climáticas, no mundo, a uma pandemia seguiram-se lastros de guerras também na Europa (sim, elas já existiam e deviam ser igualmente alvo de máxima preocupação, antes dos conflitos russo-ucraniano e israelo-palestiniano). Em Portugal, crise na habitação, hoje quase um luxo, e crise política, com a queda do Governo e marcação de novas eleições.

Igualmente a viverem tempos desafiantes — provavelmente os mais desafiantes de sempre —, mas longe das grandes parangonas (que ironia, mas lá dizia o povo, em “casa de ferreiro, espeto de pau”…) —, segue o jornalismo e os jornalistas, setor que o Correio da Feira serve há 126 anos.

Não há como esconder, o jornalismo é uma profissão ameaçada. Despedimentos coletivos assolam os grandes grupos de imprensa nacional, os jornalistas vivem em exaustão emocional, maioritariamente mal assalariados e sem que lhes seja proporcionada formação complementar para fazerem face aos constantes novos desafios que encontram. Em descrédito — jornalismo e jornalistas —, com algumas culpas próprias, também é certo, quase em agonia, vivem agarrados a esperanças como a um novo (5.º) Congresso dos Jornalistas, de 18 a 21 de janeiro de 2024, que traga soluções, ou a palavras dos vários quadrantes políticos, que, com mais ou menos vírgulas, resultam em pouco ou nada (vejam-se os discursos sobre o tema do ex-jornalista e atual Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa).

O jornalismo está seriamente ameaçado e é neste cenário que o Correio da Feira se prepara para virar mais um ano e caminhar para o seu 127.º aniversário. Continuaremos a caminhar, não resignados, cientes da importância de um jornalismo sério e independente, executado, exclusivamente, de jornalistas para os feirenses. Mas sabemos que não podemos caminhar sozinhos, precisamos dos feirenses do nosso lado.

Nesta última edição do ano, a redação, secretaria e departamento comercial do Correio da Feira endereça a todos os assinantes, leitores e parceiros um Santo e Feliz Natal e próspero Ano de 2024.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X