Um vislumbre do futuro: Tendências para 2024
Opinião

Um vislumbre do futuro: Tendências para 2024

Caros leitores, mais um ano passou, e chegou a altura de mais uma antevisão do que poderemos, eventualmente, esperar de 2024. Tendo em conta a imensidão de temas e abordagens, focarei o presente artigo em quatro grandes tópicos: Economia, Tecnologia, Política e Sociedade.

Em 2024, prevê-se que o mundo das finanças passe por uma transformação significativa, dado o surgimento do conceito de Finanças Descentralizadas (DeFi, em inglês). Refere-se ao uso de sistemas baseados em blockchain para recriar e inovar sistemas financeiros tradicionais, como bancos e empréstimos. Contratos inteligentes em plataformas como Ethereum possibilitam empréstimos, empréstimos e negociações descentralizadas sem a necessidade de intermediários tradicionais.

Dando uma aplicação prática, imaginemos uma pequena empresa num país em desenvolvimento, que está a ganhar acesso aos mercados globais para captação de recursos sem depender de um banco local. Plataformas DeFi poderiam facilitar empréstimos, fomentando o crescimento económico numa escala global.

Passando para a tecnologia, acredita-se que a computação quântica tenha avanços significativos em 2024, expandindo os limites de possibilidades de computação. Empresas como a IBM, Google e startups investem, consideravelmente, em tecnologias quânticas que prometem revolucionar áreas como a criptografia, otimização e descoberta de medicamentos. As empresas farmacêuticas, ao usarem computadores quânticos para simular interações moleculares, fomentam os processos de descoberta de medicamentos, capazes de salvar vidas a um ritmo sem precedentes.

À medida que as sociedades se tornam cada vez mais dependentes da infraestrutura digital, espera-se que os governos, em todo o mundo, apostem em matéria de cibersegurança e governação digital. O aumento das ameaças cibernéticas, incluindo ataques de ransomware (pedidos de resgaste por dados pessoais obtidos de forma maliciosa) e manipulação de informações, levará os governos a fortalecer as suas medidas e a regular mais eficazmente o espaço digital. O desenvolvimento de canais de comunicação seguros, em parceria com empresas tecnológicas, e o uso de Inteligência Artificial (IA) para detetar e combater ameaças cibernéticas em tempo real.

Os eventos dos últimos anos, incluindo a pandemia global de COVID-19, destacaram a importância da saúde mental. Neste novo ano, espera-se que as sociedades reforcem a ênfase na saúde mental, através do aumento da consciencialização, desmistificação de questões de saúde mental e integração da tecnologia para fornecer o suporte à saúde mental.

Os empregadores podem adotar ferramentas de monitorização da saúde mental e sistemas de suporte virtual para garantirem o bem-estar dos seus colaboradores, especialmente em ambientes de trabalho remotos. Isso poderia incluir aplicações impulsionados por IA, que analisam padrões de comunicação para identificar sinais de stresse ou burnout.

Em síntese, este novo ano está pronto para testemunhar tendências transformadoras em vários domínios. Finanças Descentralizadas, Computação Quântica, Cibersegurança e Saúde Mental estão previstos para estar na vanguarda, moldando a forma como conduzimos transações financeiras, abordamos a computação, governamos digitalmente e priorizamos o bem-estar geral. Tais tendências representam um cenário dinâmico, imprimindo a interação entre avanços tecnológicos e necessidades sociais.

Caros leitores, que outras tendências prevêem para este novo ano? Os votos de um excelente 2024 para todos!

Assine agora
Gustavo Tavares Pé D'Arca
COLUNISTA
    X