Alunos do AE de Santa Maria da Feira sensibilizados para os acidentes de trabalho
Educação

Alunos do AE de Santa Maria da Feira sensibilizados para os acidentes de trabalho

No âmbito do tema ‘O mundo do trabalho’, o coordenador do Gabinete de Estudo e Apoio aos Sinistrados do Trabalho (GEAST), António Silva, visitou, esta quarta-feira, o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.

Numa ação de sensibilização, junto das turmas do 12.º ano dos cursos profissionais, partilhou o conceito de acidente de trabalho. “Realçámos que o conceito de acidente de trabalho vai além de qualquer evento que possa ocorrer no local de trabalho propriamente dito. Qualquer percalço que possa ocorrer, por exemplo, no local onde o trabalhador efetive a sua remuneração (entidade bancária ou escritório da empresa) pode vir a ser considerado acidente de trabalho”, escreve o coordenador António Silva, acrescentando que “qualquer evento adverso que possa ocorrer durante os trajetos que o trabalhador percorrer entre locais relacionados com o seu trabalho, pode ser considerado acidente de trabalho”.

O gabinete refere ainda que, em caso de trabalho a meio tempo ou a tempo parcial, “é importante que as entidades empregadoras que têm a obrigação legal de transferir a responsabilidade pelos acidentes de trabalho para a seguradora, o façam sempre de acordo com o salário pago para profissões/categorias análogas à do trabalhador estabelecidas nas convenções coletivas de trabalho em vigor”.

Com esta ação, o GEAST sublinha que quis sensibilizar os jovens para a importância de estarem informados sobre uma matéria tão importante como “a da justa reparação dos acidentes de trabalho”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X