No âmbito do tema ‘O mundo do trabalho’, o coordenador do Gabinete de Estudo e Apoio aos Sinistrados do Trabalho (GEAST), António Silva, visitou, esta quarta-feira, o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira.
Numa ação de sensibilização, junto das turmas do 12.º ano dos cursos profissionais, partilhou o conceito de acidente de trabalho. “Realçámos que o conceito de acidente de trabalho vai além de qualquer evento que possa ocorrer no local de trabalho propriamente dito. Qualquer percalço que possa ocorrer, por exemplo, no local onde o trabalhador efetive a sua remuneração (entidade bancária ou escritório da empresa) pode vir a ser considerado acidente de trabalho”, escreve o coordenador António Silva, acrescentando que “qualquer evento adverso que possa ocorrer durante os trajetos que o trabalhador percorrer entre locais relacionados com o seu trabalho, pode ser considerado acidente de trabalho”.
O gabinete refere ainda que, em caso de trabalho a meio tempo ou a tempo parcial, “é importante que as entidades empregadoras que têm a obrigação legal de transferir a responsabilidade pelos acidentes de trabalho para a seguradora, o façam sempre de acordo com o salário pago para profissões/categorias análogas à do trabalhador estabelecidas nas convenções coletivas de trabalho em vigor”.
Com esta ação, o GEAST sublinha que quis sensibilizar os jovens para a importância de estarem informados sobre uma matéria tão importante como “a da justa reparação dos acidentes de trabalho”.