Criado em 2023, projeto é “composto por mulheres que desafiaram estereótipos e superaram obstáculos”
Foi em outubro de 2023 que o Canedo decidiu criar uma equipa de veteranos femininos, que disputou o primeiro amigável da sua história em fevereiro de 2024, há precisamente uma semana, tendo levado de vencida a homóloga do Folgoso, de Castelo de Paiva, por 3-1.
No grupo patente nas redes sociais alusivo ao projeto, os responsáveis do mesmo afirmam que “o Canedo, uma instituição tradicionalmente masculina, decidiu dar um passo ousado ao estabelecer uma equipa de veteranas”. “A motivação é proporcionar uma oportunidade para mulheres mais velhas continuarem a praticar o desporto que amam, desafiando a noção de que o futebol é apenas para os mais jovens”, lê-se.
“As veteranas do Canedo enfrentaram diversos desafios. Muitas tiveram de conciliar as suas responsabilidades familiares e profissionais com os treinos. No entanto, com uma determinação inabalável – e muitas crianças a brincarem no campo enquanto treinam –, recusaram desistir”, prosseguem, antes de destacar o impacto do projeto na comunidade.
“Além de inspirar outras mulheres a perseguirem as suas paixões, a equipa tem um impacto significativo na comunidade. São modelos a serem seguidos para as jovens jogadoras, provando que o futebol é um desporto para todas as idades. Além disso, promovem a inclusão e a igualdade de género no desporto, desafiando estereótipos”.
Atualmente, o plantel é composto por 22 atletas.