Como cuidar da sua audição
Saúde

Como cuidar da sua audição

Cuidar da sua audição é fundamental. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge de 2015, 1,6 milhões de portugueses referem ter dificuldades em ouvir e isto é mais frequente à medida que a idade vai avançando. Tomar medidas agora para proteger sua audição pode ajudá-lo a reduzir o risco de perda auditiva atualmente e mais tarde na vida.

Limpar os ouvidos só com os cotovelos – Não limpe os ouvidos com cotonetes ou outro tipo de objetos. Estes objetos podem empurrar a cera mais profundamente ou danificar o canal auditivo ou o tímpano. Mantenha os ouvidos secos – Nadar e tomar banho podem fazer com que a água entre no canal auditivo aumentando o risco de infecções. Incline a cabeça para o lado para ajudar a drenar o excesso de água ou use uma toalha pequena e macia para absorver o excesso de água. Considere o uso de tampões se necessário. Proteja-se se estiver exposto a ruídos elevados – Ruídos altos, como por exemplo os emitidos por ferramentas elétricas, armas de fogo ou até concertos e discotecas, podem levar à perda auditiva especialmente se a exposição for regular. Use protetores de ouvido e, se possível, faça pausas frequentes saindo para um local mais silencioso. Em casa ou no carro mantenha o volume baixo. Use medicamentos de forma responsável e conforme as instruções – A perda auditiva é um efeito colateral de alguns medicamentos chamado ototoxicidade. Ocorre sobretudo se os ototóxicos forem usados em altas doses ou por um longo período. São exemplos alguns antibióticos, anti-inflamatórios e quimioterápicos. Conheça os sinais de alerta e não os ignore – Perda auditiva e zumbidos são sinais comuns de problemas auditivos. Em alguns casos pode haver também vertigem ou desequilíbrio. Dor e drenagem de secreções pelo ouvido podem ser sinais de infecção. Nas crianças o atraso na linguagem pode ser um sinal de perda auditiva. Consulte o seu Otorrinolaringologista – Muitos casos de perda auditiva podem ser tratados com sucesso por um otorrinolaringologista. Este irá observá-lo e fazer um estudo auditivo para avaliar o tipo e grau de perda auditiva que tem. Dependendo da situação poderão ser necessários outros exames como por exemplo um estudo de vertigem ou exames de imagem. O tratamento depende do grau e da causa da sua perda auditiva e pode ser tão simples como a remoção de cera do canal auditivo ou passar pelo uso de medicação, aparelhos auditivos ou cirurgia.

O seu médico pode conversar consigo com mais detalhe sobre os tratamentos mais adequados.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X