O evento, promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, vai realizar-se de norte a sul de Portugal continental e também nos Açores, de 16 a 30 de março
‘À descoberta do Turismo Industrial’ visa revelar e promover os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal. No concelho de Santa Maria da Feira, o Museu de Lamas associa-se à iniciativa, através de três propostas.
Uma visita ao trabalho ao vivo de Manuel Augusto Fontes, conhecido por ser um mestre na arte de trabalhar a cortiça, entre 18 a 21 de março e 25 a 28 do mesmo mês, é a primeira proposta. “A visita ao museu permite assistir à realização da maquete, em cortiça, deste edificado museológico. Essa mesma reprodução em maquete é executada pelas mãos de um mestre na arte de trabalhar o material mais identitário da transformação industrial desta região, a cortiça”, refere a instituição.
‘O Mistério do Desaparecimento das Roupas do Sobreiro’, 16 a 30 de março, é a segunda proposta, que consiste numa atividade lúdica e pedagógica que explora o montado de sobro (local de subsistência do sobreiro) e a sua biodiversidade. Os visitantes, quer em contexto escolar, quer num grupo informal ou individualmente, podem usufruir desta e também de outras atividades, que o Serviço Educativo do Museu tem disponíveis.
Por último, o Museu de Lamas propõe uma visita guiada sob o mote ‘Cortiça: Do Montado para o Mundo’. Ligada ao museu, ao seu fundador, à história industrial da freguesia, concelho e região de implementação deste espaço museológico, a cortiça e as suas diferentes utilizações encontram-se em destaque numa das suas áreas temáticas.