Vereador socialista Sérgio Cirino apresentou uma proposta para a renovação das passadeiras para peões em todo o Município, uniformizando-as, mas o autarca Amadeu Albergaria – que até aponta ser o caminho a seguir – recorda que a Autarquia ainda está a “colocar a rede de passadeiras numa situação aceitável”
A primeira reunião de abril do executivo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira iniciou-se com o presidente Amadeu Albergaria a saudar o seu antecessor, Emídio Sousa, e ainda João Rui Ferreira, feirenses que recentemente assumiram cargos de secretários de Estado, respetivamente, do Ambiente e da Economia.
No período antecessor à ordem de trabalhos, o vereador socialista Sérgio Cirino apresentou uma proposta para a “remodelação e renovação das passadeiras para peões no Concelho”, salientando a necessidade de uniformização, “criando uma passadeira o mais segura possível”, com iluminação LED, que permita ao automobilista avistar um peão atempadamente, pintando-a com um ‘fundo’ vermelho.
Sugeriu ainda “colocar uma luz vermelha que incida sobre o chão antes de os peões atravessarem” e “implementar a proibição de utilização de telemóvel e auscultadores”, de forma a mitigar acidentes. “Era importante termos uma política de uniformidade para todo o Concelho e fazer um plano com alguma consistência ao longo do tempo. Temos de fazer as passadeiras e a sua manutenção, e se fizermos bem de certeza que vamos proteger melhor os munícipes”, apelou.
Em resposta, e apesar de admitir concordar com Sérgio Cirino, o presidente da Autarquia enalteceu o trabalho que tem “andado a fazer enquanto vereador das Obras Municipais nos últimos anos”, que passa por “recuperar e colocar as passadeiras dentro das normas estritamente legais, iluminando-as quando estão em sítios em que não deviam existir; recolocando-as onde há passeio dos dois lados; nos centros das cidades, baixando as guias e tornando-as acessíveis; e nas imediações das escolas, que sejam construídas, pintadas ou repintadas, colocando lombas para reduzir a velocidade”.
Amadeu Albergaria garante que há passadeiras a serem pintadas todos os dias pelas brigadas municipais e que a Autarquia ainda se encontra numa fase de “colocar a rede de passadeiras numa situação aceitável”, referindo que a proposta de Sérgio Cirino “já é outro patamar”. “São as novas realidades do uso da passadeira, ligadas às redes sociais e ao uso do telemóvel; o caminho deve ser por aqui”. A sugestão fica, para já, na gaveta.
É uma das aplicações mais utilizadas pelos portugueses para a troca de mensagens instantâneas e chamadas de vídeo ou voz, e o PS sugeriu que Santa Maria da Feira seja um dos primeiros municípios de Portugal a disponibilizar um canal próprio, que seja “um meio para chegar às novas gerações”.
Amadeu Albergaria recordou que o Posto de Turismo já dispõe da funcionalidade “de informação através do WhatsApp desde 2020” e considerou “pertinente estender a toda a informação da Câmara Municipal”. “Devemos trabalhar nesse sentido”, concordou o presidente, que em tom de brincadeira até apontou à criação de uma conta municipal na rede social Tik Tok, uma das mais utilizadas em todo o globo.
Canedo: Porto Carvoeiro e Piscina
Findo o período para informações, sugestões e perguntas, altura para debater a ordem de trabalhos, com os vereadores social-democratas e socialistas a votarem em uníssono e favoravelmente os trabalhos a menos da empreitada de reabilitação do Cais de Porto Carvoeiro, em Canedo, no valor de cerca de 43 mil euros.
Recorde-se que em maio de 2023 foram aprovados trabalhos complementares à empreitada – cujo custo supera os dois milhões de euros – em cerca de 183 mil euros, que, à data, contaram com a abstenção do PS.
Ainda em Canedo, a empreitada da Piscina Municipal sofreu nova prorrogação para a conclusão dos trabalhos, sendo aprovada a minuta para o efeito, mas com votos desfavoráveis do PS, que indagou o executivo quanto às perspetivas de inauguração. Amadeu Albergaria continua a manter setembro como prazo para a abertura do equipamento ao público. “Estamos a trabalhar para isso. Está tudo alinhado”, assegurou.
A empreitada, cuja construção foi anunciada publicamente nos finais de 2020, conta com um investimento camarário na ordem dos 3,5 milhões de euros.