Lusitânia de Lourosa soma 17 pontos, tantos quanto Sp. Braga B e menos três em relação ao líder Alverca; tem quatro de vantagem sobre o Felgueiras
Pela terceira jornada consecutiva, o Lusitânia de Lourosa não consegui somar os três pontos, mas evitou aumentar para três o número de derrotas seguidas, ao empatar, 2-2, na receção ao Sp. Covilhã, depois de estar a perder por dois golos.
Foi na sequência de um canto, cobrado por João Traquina, que Tiago Moreira rematou solto de marcação para o primeiro da partida (14’), tendo Elijah Benedict aumentado a vantagem ainda na 1.ª parte, com o nigeriano a aproveitar um erro de Lytvyn para rematar colocado ao segundo poste (34’).
A reação dos pupilos de Jorge Pinto deu-se ainda nos primeiros 45 minutos, com Tiago Mesquita a assistir Goba Zakpa, com o costa-marfinense a chegar primeiro à bola do que o guardião Giorgi Makaridze e a encurtar a desvantagem (44’).
Na etapa complementar, depois de duas ameaças – remate de Diogo Rosado para defesa do georgiano (47’) e cabeceamento de Goba Zakpa a rasar o poste (53’) – o costa-marfinense, bisou no encontro e devolveu justiça ao marcador (61’).
A partir de então, o resultado até poderia ter caído para qualquer um dos lados, mas o Lusitânia de Lourosa muito terá a agradecer ao seu guarda-redes pela ‘monstruosa’ exibição, nomeadamente no final da partida. José Costa foi chamado a intervir por várias vezes, mostrando-se sempre a um nível soberbo, com defesas – algumas duplas – aos 61’, 85’, 87’, 88’ e 90+1’, impedindo o golo que daria o triunfo aos serranos.
Contas feitas, ao final da 9.ª jornada, lidera o Alverca, com 20 pontos, mais três em relação a Sp. Braga B e Lusitânia de Lourosa – atual critério, diferença de golos, dá vantagem aos bracarenses, fazendo os lusitanistas ocuparem lugar de play-off (que será disputado com o antepenúltimo classificado da 2.ª Liga, que é o… Feirense.