Ao abrigo do protocolo que une o Clube Ornitológico de Rio Meão ao Zoo de Lourosa, dia 18 de maio, a partir das 14h30, o único parque ornitológico do país vai receber um colóquio, com a presença do médico veterinário responsável pelo Zoo de Lourosa, Pedro Nunes. O tema a abordar serão os cuidados a ter com as aves na época de reprodução
É a continuação de um ‘voo feliz’ entre o Clube Ornitológico de Rio Meão (CORM) e o Zoo de Lourosa, onde a associação de Rio Meão vai organizar um colóquio cujo foco serão as aves e os seu bem-estar.
No mesmo dia, a associação de Rio Meão irá renovar o apadrinhamento do ‘afilhado’ Merlo-Metálico-Soberbo, ave pela qual é responsável desde 16 de abril de 2023, dia em que o Zoo de Lourosa e o CORM assinaram um protocolo de cooperação com vista à promoção da preservação da natureza, tendo em especial atenção o cuidado e estudo das aves.
Cândido Sousa, responsável do Clube Ornitológico de Rio Meão, foi quem assinou o protocolo no Zoo de Lourosa, um acordo que fez parte da celebração do 24.º aniversário do Clube.
Aquando da assinatura do acordo, Andreia Pinto, Curadora da Coleção de Aves do Zoo de Lourosa, sublinhou a importância do estreitamento de laços entre a única associação ornitológica do concelho e o único parque ornitológico do país. “É muito importante criar sinergias entre duas entidades que partilham a paixão pelas aves, pela sua preservação e estudo”, adiantou a representante do Zoo de Lourosa.
Inserida na temática ‘A Ornitologia no século XXI’, esta é uma atividade exclusiva para sócios e convidados do Clube Ornitológico de Rio Meão.