A IPSS O Abrigo, em S. João de Ver, que recentemente recebeu a distinção internacional de Selo Humanitude, a primeira instituição portuguesa a recebê-la, pelas suas boas práticas no cuidado aos mais velhos, estreou nos Açores a sua formação ‘Cuidar com o Coração’. Segundo o lar de idosos, “o objetivo é, a partir do seu exemplo prático e concreto, ajudar os lares de idosos portugueses a refletir sobre a sua organização e funcionamento”.
A convite da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Alexandra Ferreira da Silva, diretora de Serviços, e Sandra Gouveia, socióloga, deram formação às equipas de trabalho que prestam serviços a cerca de meio 500 idosos, através de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um Lar Residencial da Sé, Serviço de Apoio Domiciliário, Academia Sénior e Serviço de Animação.
“Trabalhámos com uma equipa de trabalho que acredita e deseja fazer melhor pelos mais velhos. Há 15 anos, quando nasceu o lar de idosos, Porto de Abrigo, também queríamos fazer melhor, mas não sabíamos por onde começar. Precisávamos de inspiração, mas não sabíamos onde a encontrar. Foi por isso que criámos este programa de formação no qual partilhamos o caso prático do Abrigo, as ferramentas de trabalho e estratégias para que possa ser um ponto de partida e o início de uma viagem muito desafiante para outras organizações”, explica Alexandra Ferreira da Silva.
O Abrigo acredita que este modo de cuidar no envelhecimento, cujos lemas são ‘O toque ternura’ e ‘Viver e morrer de pé’, “tem produzido mudanças assinaláveis, evidenciando-se como uma ferramenta eficaz na promoção da qualidade e da humanização dos cuidados de saúde”.
Sobre O Abrigo
O Abrigo – Centro de Solidariedade Social de João de Ver é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Santa Maria da Feira, que integra um Lar de Idosos – o Porto de Abrigo –, um Centro de Dia e uma Creche. A IPSS presta também Apoio domiciliário e tem um projeto de voluntariado – Felizidade – para ajudar a cuidar dos idosos e das suas famílias. As suas boas práticas têm sido distinguidas com prémios e são estudo de caso em universidades e centros de investigação. Atualmente, O Abrigo integra 56 colaboradores e 108 idosos.