O ano piloto do programa CLICK – Aproximação ao Mercado de Trabalho, criado e dinamizado pelo município de Santa Maria da Feira para promover a qualificação do ensino profissional, termina com um balanço “muito positivo” em matéria de formação, visitas a empresas e acolhimento por parte das entidades envolvidas. Cerca de duas centenas de alunos de nove escolas do Concelho visitaram seis empresas parceiras deste programa, onde contactaram com a realidade laboral em diferentes setores de atividade
As ações do programa CLICK iniciaram em março com a participação de 235 alunos em 11 bootcamps que envolveram 11 escolas dos nove agrupamentos do Concelho, num total de 88 horas de formação, que se traduziram em mais capacitação nas áreas de talentos e competências, comunicação, branding pessoal e visitas ao terreno profissional.
Na segunda quinzena de maio e primeira de junho, seis empresas do Concelho parceiras deste programa abriram as suas portas a 193 alunos do 7.º ano de nove escolas de oito agrupamentos do território.
Abílio P. Carneiro & Filhos (calçado técnico), Duvalli (revestimento de colchões), Eurogalva (metalurgia – galvanização e revestimento de superfícies), Hotel IBIS (setor hoteleiro), Papeleira Coreboard (produção de papel e cartão) e Relprod (braceletes de relógios e marroquinaria em pele) foram as primeiras empresas a associar-se a este programa, que terá continuidade já no próximo ano letivo, alargando-se a todas as turmas do 7.º ano de escolaridade do Concelho, de acordo com o Município.
“Todas as visitas realizadas nesta primeira edição ficaram marcadas pela excelência no acolhimento, acompanhamento e atenção disponibilizada aos jovens estudantes por parte de administradores e colaboradores de cada uma das empresas, que orientaram os grupos nos diferentes espaços e esclareceram todas as dúvidas apresentadas”, acrescenta a Autarquia.
Marca registada pelo Município de Santa Maria da Feira, o programa CLICK foi criado para promover a qualificação do ensino profissional junto dos jovens desde o início do 3.º ciclo de ensino.
Através de parcerias com várias entidades locais, o CLICK visa articular, conceber e implementar serviços de orientação antes do ingresso no ensino e formação profissional e reforçar a exposição dos alunos à aprendizagem em contexto laboral durante o ensino profissionalizante.
Pretende-se que este envolvimento mais precoce dos jovens nos processos produtivos das empresas “fomente uma mais consciente formação para o acesso ao mercado de trabalho e, a longo prazo, mitigue a falta de recursos humanos especializados em áreas de emprego mais atuais”.