Viagem Medieval faturou 2,2 milhões de euros
Cultura

Viagem Medieval faturou 2,2 milhões de euros

Foram ultrapassados os 650 mil visitantes no total dos 12 dias de Viagem Medieval, o que se traduz numa média de mais de 50 mil por dia

A edição deste ano da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que se realizou de 31 de julho a 11 de agosto, foi “extremamente positiva”. As áreas temáticas mais visitadas foram o Castelo, que regressou este ano em pleno, os Torneios, com sessões esgotadas em vários dias, e a Floresta Mágica.

Entre bilhética e merchandising, a Câmara Municipal refere que teve “um retorno de cerca de 2,2 milhões de euros”. “As opiniões recolhidas, no espaço ou nas redes sociais, confirmam a nossa perceção. Um recinto mais ‘arejado’, com mais zonas de estar, mais zonas de ensombramento, perto de 4.500 lugares sentados nas praças e palcos, foram alguns dos fatores que contribuíram para a satisfação dos nossos visitantes”, pode ler-se sobre a 27.ª edição, acrescentando que “os agentes culturais construíram e apresentaram mais de três dezenas de espetáculos inéditos, alguns deles, marcas identitárias do território e da Viagem Medieval, como os grandes formatos, o ‘Era Uma Vez…’, a ‘Floresta Mágica’, os ‘Ecos Gregorianos’, o ‘Grito das Bailias’ e o ‘Grito dos Tambores’”.

“Não temos dúvidas que a Viagem Medieval dá um contributo inestimável à cultura portuguesa. Nesta edição, estiveram envolvidos perto de 1200 intervenientes culturais, entre encenadores, coreógrafos, atores (amadores e profissionais), figurantes, dançarinos, músicos e técnicos de luz e som. Número que posiciona a Viagem Medieval como um dos maiores eventos culturais do país”, conclui.

Em 2025, a Viagem Medieval vai realizar-se entre 30 de julho e 10 de agosto, mantendo os preços de acesso ao recinto que vigoraram em 2024.

Loja em Travanca é ‘Estabelecimento Medieval Oficial 2024’

Casulo da Miquinhas, Cort’Arte Cabeireiros e Ótica Alcaide foram os três premiados do concurso ‘Estabelecimento Medieval Oficial 2024’, no âmbito do projeto ‘Envolver’ da Viagem Medieval. Nesta edição do projeto, 85 estabelecimentos comerciais não só da cidade de Santa Maria da Feira, mas também de fora dos seus limites geográficos, aceitaram o desafio da organização para decorar as suas montras e fachadas à época medieval.

Em resultado das votações online, o público escolheu a sua montra favorita: a da loja de moda feminina, em Travanca, Casulo da Miquinhas. Cort’Arte Cabeleireiros e Ótica Alcaide ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Sandra Ferreira é o rosto da Casulo da Miquinhas. Foi a primeira vez que participou e logo na estreia arrecadou o primeiro lugar. “Fi-lo com muito carinho e por amor à Viagem Medieval e à terra”. É uma loja de moda feminina e foram apenas mãos femininas – a própria, a irmã e as duas filhas – que idealizaram e deram forma à montra que surpreendeu o público.

758 foi o número de estabelecimentos comerciais visitados nesta edição do projeto Envolver, tendo sido validadas 85 candidaturas. Todos os estabelecimentos envolvidos receberam ofertas de participação e os três mais votados foram contemplados com vários prémios, para além de receberem o título ‘Estabelecimento Medieval Oficial 2024’.

CM Feira

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Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
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