Geração Rui Dolores sobe à 1.ª Distrital e Caldas de S. Jorge ‘ressuscita’ equipa
Desporto Futebol

Geração Rui Dolores sobe à 1.ª Distrital e Caldas de S. Jorge ‘ressuscita’ equipa

Macieirense, despromovido administrativamente, deixa duras críticas à Associação de Futebol de Aveiro, após convite feito à equipa sediada em Travanca. Já o emblema caldense treinará e jogará em Fiães

“É com grande satisfação que comunicamos que a equipa sénior disputará a 1.ª Distrital na época 2024/25. Recebemos o convite da Associação de Futebol de Aveiro e, após análise, decidimos aceitar este desafio”. Foi assim que a Geração Rui Dolores informou os seus sócios, adeptos e simpatizantes sobre a subida de divisão que alcançou pela via administrativa.

Recorde-se que o clube sediado em Travanca classificou-se no 4.º lugar na temporada 2023/24, ficando às portas da subida. Real Nogueirense e Romariz conseguiram a promoção em virtude dos seus desempenhos desportivos, a ACRD Mosteirô, de Arouca, conseguiu-o após convite da AFA, que também chegou à Geração Rui Dolores.

Assim, o 4.º classificado da Zona Norte da 2.ª Distrital conseguiu subir de divisão, algo que o Macieirense, de Oliveira de Azeméis, criticou veemente.

Em 2023/24, o clube de Macieira de Sarnes foi antepenúltimo na Zona Norte da 1.ª Distrital, mas acabou despromovido… devido à descida do Florgrade do Campeonato de Portugal para o Campeonato SABSEG, que atirou o Estarreja para o segundo escalão do futebol distrital aveirense, provocando consequentemente uma despromoção da 1.ª para a 2.ª Distrital.

Em comunicado, o Macieirense deixa críticas ao convite da AFA à Geração Rui Dolores, mostrando-se indignado pela atuação do organismo que tutela o futebol aveirense.

“Depois de ter tido conhecimento que a AFA convidou mais um clube para participar na 1.ª Distrital na próxima época, o Macieirense vem manifestar a sua indignação perante a referida situação. Após ter mencionado factos relevantes relativamente aos regulamentos nesta questão, na última AG do organismo, onde não obtivemos resposta, não deixa de causar enorme estranheza que o Macieirense – que, recorde-se, apenas desceu, não devido à pontuação obtida, mas por causa da descida de um clube aveirense do Campeonato de Portugal – não tenha recebido nenhum contacto para ver se estaria interessado em participar no referido campeonato. Esta situação causa ainda mais perplexidade perante o facto de a AFA já ter ido até ao pior 4.º classificado da 2.ª Distrital da última temporada para garantir a última vaga na 1.ª Distrital”, lê-se.

Caldas de S. Jorge ressuscita equipa sénior

Há outra novidade no futebol distrital aveirense. Cinco temporadas depois, o Caldas de S. Jorge anunciou o regresso da equipa sénior à competição. Numa publicação deixada nas redes sociais próprias, o emblema caldense anunciou estar de volta às provas federadas, estando inscrita na 2.ª Distrital.

O clube do concelho de Santa Maria da Feira desvendou, ainda, que irá treinar e jogar no campo n.º 2 das instalações desportivas do Fiães, junto ao Estádio do Bolhão.

Correio da Feira sabe que o plantel caldense continua a ser constituído, contando, à data, com jogadores provenientes de clubes como Vale, Lobão, Macieirense, ACRD Mosteirô, Geração Rui Dolores, entre outros.

As equipas da Feira nos distritais

Com esta alteração na configuração dos campeonatos distritais, o Campeonato SABSEG contará com cinco equipas do Concelho: Paços de Brandão, Lobão, Fiães, Canedo e Relâmpago Nogueirense. Já na 1.ª Distrital militarão outras tantas: Arrifanense, Argoncilhe, Nogueira da Regedoura, Romariz e Geração Rui Dolores. Enquanto na 2.ª Distrital serão três: Sanguedo, Milheiroense e Caldas de S. Jorge.

Artigo atualizado às 13h30 de sábado, 7 de setembro de 2024.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X