Atleta da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Escapães representou Portugal no Campeonato do Mundo de Juniores, em Lima, no Peru, não conseguindo melhorar a marca que o levou até ao convívio entre os melhores do escalão
Títulos, recordes nacionais e uma margem de progressão considerável. É algo que ajuda a definir e adjetivar Rafael Santos, atleta que representa a ACRDE – Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Escapães, que tem levado o nome de Santa Maria da Feira a praticamente todos os pódios das provas que disputa internamente.
Em agosto, aquele que é o melhor português e campeão nacional dos 110 metros barreiras, foi convocado pela Federação Portuguesa de Atletismo para representar a nação no Campeonato do Mundo de Juniores, sub-20, que teve lugar em Lima, capital do Peru, entre os dias 27 e 31.
Rafael Santos alcançou a marca de qualificação – 14,07 segundos – durante a sua participação no Meeting da Alemanha, confirmando um novo registo auspicioso no Campeonato Nacional de Juniores, em Viana do Castelo (14,13 segundos). No entanto, a ACRDE divulga que a sua melhor marca pessoal está estabelecida em 14,06, ainda que assegure já ter corrido a distância em 13,86 “com vento favorável, em Lisboa”.
Chegado à América do Sul, Rafael Santos, nascido em 2005, enfrentou a elite da disciplina, correndo contra os melhores do mundo do escalão de sub-20. No dia 29 do mês transato, terminou a sua série – vencida pelo britânico Noah Hanson (13,46) – na 1.ª ronda com o mesmo tempo alcançado no último Campeonato Nacional (14,13), valendo-lhe o 6.º lugar, insuficiente para seguir para a eliminatória seguinte.
Na final, após três séries de meias-finais, o triunfo pertenceu ao norte-americano Já’Kobe Tharp, que completou a distância em pouco mais de… 13 segundos (13,05). No 2.º lugar ficou o seu compatriota Andre Korbmacher (13,14), seguido do chinês Yuanjiang Chen (13,21). O melhor europeu foi o belga Némo Rase (13,54).
O atleta da ACRDE vira agora atenções para a possibilidade de marcar presença no Campeonato da Europa de… sub-23.