Requalificação urbana: A esperança de transformação em meio a desafios municipais
Opinião

Requalificação urbana: A esperança de transformação em meio a desafios municipais

Mais uma boa noticia, para gáudio de quem cá vive e, principalmente, de quem é, de cá, natural.

Não é novidade para ninguém, a existência de vários “buracos negros” municipais, ignorados, há décadas, pela Administração local e que nos têm dão cabo da mona. Pois bem! Reza a notícia, de que há novidades! E a primeira, há dias, é a de que o “buraco negro” da Cruz, o velhinho “Túnel da Cruz” irá ser tapado, desfeito, ou abolido, para, em seu lugar, surgir outro, mas esse, sim, belo, jeitoso e extenso, assim do tipo e medida idênticos aos do Túnel do Grilo ( Lx) e, muitíssimo mais importante, a permitir que os 2 lugares (Hotel Nova Cruz e Passionistas) deixem, de vez, de estar separados e que as suas populações passem, enfim, a confraternizar, sem terem a “burocracia” da fronteira a separá-las.

Para tanto, a gestão municipal, pela voz do seu presidente, vem, agora, dizer que, a grande prioridade do actual executivo, será prescindir da verba destinada à construção do edifício dos Paços de Concelho, ali bem ao lado do dos Bombeiros Voluntários, utilizando-a, sim, mas para custear parte da obra da Cruz, que é da responsabilidade do governo. E, digo eu, que se não fossem, a tendência para os delírios de grandeza, a demasiada ambiciosidade do projecto e as cercanias de ambientes pré-eleitorais autárquicos, palavra de honra que era capaz de acreditar. Mas, vamos com calma e, sobretudo, ficar atentos, na expectativa de que outras novidades, quem sabe ligadas, por exemplo, à desesperada sentença, que todos aguardam, relativamente ao destino a dar às ruínas do velhinho Palácio da Justiça e às das antigas instalações da Escola Fernando Pessoa, que, à vista de todos, vão caindo de podre, possam vir a público.

Termino, finalmente, com um meritoso aplauso à extraordinária obra de requalificação, levada a cabo, frente à Capela de Campos e ilustrada em imagens publicadas neste local. Com a Praça, ou largo, já pronta, merece bem uma visita.

Dou, enfim, por bem empregue a minha denúncia feita em Outubro de 2023, na rede social. O que desejo, agora, é que todas as outras feitas por essa via, ou por artigos de opinião publicados neste Jornal CF, venham a ter igual sucesso. Ou será que estarei a ser lírico e ambicioso demais para a medida? Vamos indo e vamos vendo!

Assine agora
Domingos Oliveira
COLUNISTA
    X