EB de Argoncilhe no top 10 das escolas do distrito que recolheram mais resíduos elétricos
Sociedade

EB de Argoncilhe no top 10 das escolas do distrito que recolheram mais resíduos elétricos

As 52 escolas do distrito de Aveiro que aderiram ao projeto Geração Depositrão, que visa consciencializar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB), recolheram mais de 34 toneladas

A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB), projeto da ERP Portugal, que já conta com 16 edições. A nível distrital, a Escola Secundária de Adolfo Portela, no distrito de Aveiro, concelho de Águeda, foi a que mais resíduos recolheu, num total de cerca de nove toneladas, tendo ficado em 8.º lugar a nível nacional, de um total de 536 escolas.

A Escola Básica de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, fecha o top 10 das escolas do distrito, com 868 kg, 1.97kg recolhidos por aluno.

A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB) em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que este ano contou com a adesão a mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.

“Além de premiar as escolas, a ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, e pilhas”, pode ler-se, em nota de imprensa.

Para a diretora geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado a cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior”.

“Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”, acrescenta.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X