Carlos Nuno Granja é um dos poetas que representará Portugal no XXVII Encuentro de Poetas Iberoamericanos, que vai decorrer de 13 a 16 de outubro, em Salamanca. O poeta ovarense, professor em Santa Maria da Feira, junta-se a mais de 40 poetas de Espanha, Portugal e diversos países da América Latina, num evento que se realiza há mais de duas décadas em Salamanca, organizado pela Fundação Salamanca Ciudad de Cultura y Saberes.
Carlos Nuno Granja fará leituras de poemas seus nos dias oficiais de abertura e encerramento desta edição, que homenageará os poetas Pío E. Serrano (Cuba) e José María Muñoz Quirós (Espanha). “A participação neste evento permite uma amplitude de partilhas e de conhecimento de outras realidades, ao nível da cultura e das diferenças existentes na poesia escrita e falada. É sempre importante perceber a dinâmica de outras realidade, o que contribui também para o enriquecimento próprio no que diz respeito à escrita, à estrutura dos poemas e aos questionamentos que envolvemos nos nossos pensamentos”, refere o poeta.
Os poetas Omar Ortiz Forero (Colômbia) e Giovanna Benedetti (Panamá) serão reconhecidos como convidados ilustres. Por sua vez, o poeta argentino Hugo Francisco Rivella receberá a medalha Fray Luis de Poesia Ibero-americana. O evento contará igualmente com interlúdios musicais pelo Concert 3 e pela cantora colombiana Martha Elena Hoyos.
O encontro é dirigido pelo poeta Alfredo Pérez Alencart, professor da Universidade de Salamanca. Esta será mais uma participação internacional do poeta e escritor, que celebra este mês de outubro 12 anos de publicações, com 42 livros publicados.