Basqueiral lança projeto que ‘chama’ pelos músicos da região
Cultura

Basqueiral lança projeto que ‘chama’ pelos músicos da região

O mais recente projeto do Festival Basqueiral pretende estimular a criatividade musical dos participantes com misturas improváveis. Candidaturas abertas até 31 de outubro

O Festival Basqueiral, que desde 2017, numa co-organização da Basqueiro- Associação Cultural e do Museu de Lamas, se realiza em Santa Maria de Lamas, tem vindo através da sua extensão artística, o Basqueirart, a promover um conjunto de residências artísticas que procuram envolver a comunidade local e em especial as franjas da sociedade normalmente menos beneficiadas por esse tipo de projetos artísticos. 

Em 2024, há quatro residências artísticas (uma delas já concluída) que contam com a participação da comunidade mais idosa da vila, de um grupo de utentes com necessidades especiais da Cerci-Lamas, da classe operária da indústria transformadora da cortiça, mas também, num projeto extra concelhio, dos músicos da região que manifestem interesse em participar através de uma candidatura aberta.

Este último projeto surge na sequência de um repto do pelouro da Cultura da Câmara Municipal ao Festival Basqueiral, “no sentido de se procurar novos estímulos à criação musical local”. “O projeto Misturadora, nome que espelha o princípio mor que o norteia, procurará proporcionar aos músicos participantes oportunidades para explorarem universos musicais que tendencialmente não escolheriam. Para esse fim, após o processo de análise/seleção dos participantes, os mesmos serão integrados em bandas compostas por músicos exclusivamente provenientes da Misturadora, numa distribuição inteiramente da responsabilidade do júri”, escreve a organização, em nota de imprensa.

Segundo explica, o critério de distribuição será o de construir bandas compostas por músicos com sonoridades e tendências musicais o mais díspares possível entre si, de modo a que, ao misturar-se essa diversidade de influências, a criatividade de cada um dos participantes saia enriquecida. “Da Misturadora poderão resultar projetos que combinam o fado de Coimbra com o garage punk”, exemplifica.

Cada banda terá como desafio a criação de, pelo menos, 20 minutos de temas originais, a serem desenvolvidos ao longo dos meses de novembro e dezembro, em que parte dos ensaios terão que obrigatoriamente acontecer no Museu de Lamas, local onde se prevê a apresentação final dos resultados, numa sessão de concertos aberta ao público.

O período de candidaturas encerra a 31 de outubro, estando previsto um apoio monetário de 200 a 300 euros para cada um dos candidatos selecionados. O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis nas redes sociais do Festival Basqueiral. 

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X