EB de Milheirós de Poiares entre as premiadas do projeto ‘Devolver à Terra’
Educação

EB de Milheirós de Poiares entre as premiadas do projeto ‘Devolver à Terra’

A Escola Básica de Milheirós de Poiares, do Agrupamento de Escolas de Arrifana, foi uma das três escolas vencedoras do projeto ‘Devolver à Terra’. A entrega de prémios decorreu a 23 de outubro, nas instalações da empresa Silvex, em Benavente, contando com os docentes Goreti Rocha e Antero Resende, em representação do estabelecimento de ensino

O projeto ‘Devolver à Terra’ resultou de uma parceria entre a Zero e a Silvex, que permitiu a 100 escolas de Portugal Continental efetuarem a compostagem dos resíduos orgânicos, ao longo de três anos, tendo para esse efeito sido disponibilizado o apoio técnico necessário.

Em nota de imprensa, a EB de Milheirós de Poiares explica que este projeto, cuja coordenação esteve a cargo da professora Goreti Rocha, teve início no ano letivo 2019/20, mas devido à pandemia só arrancou efetivamente em 2020/21. “Foi um projeto de compostagem, para o qual vieram os materiais para a construção do compostor em madeira. Realizámos formação para as assistentes operacionais e para uma turma de alunos, na altura, o 7.ºD, que acompanhou o projeto até ao 9.º ano. Foram depois envolvidas outras turmas”, refere.

Ao longo do projeto, contaram com a colaboração das assistentes operacionais, que transportaram uma vez por dia os restos para a compostagem (existem contentores onde os alunos colocam). As folhas e restos verdes também tiveram o mesmo destino.

O projeto decorreu durante três anos, tendo sido realizada uma avaliação intercalar, através de um relatório e a avaliação final foi efetuada por um técnico a 22 de junho de 2023.

Durante o período de implementação, o projeto fez parte do plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A escola indica que à medida que o composto se foi formando, enriqueceu o solo da horta do eco-escolas e o cantinho das aromáticas.

“O projeto permitiu a sensibilização da comunidade educativa (alunos, docentes e pessoal não docente) para a problemática dos resíduos domésticos, pois uma grande parte deles não necessita de ir parar ao aterro, e pode ser utilizado nas hortas, após a compostagem”, considera.

A iniciativa ‘Devolver à Terra’ “conseguiu atingir o objetivo de incentivar boas-práticas ecológicas entre os mais novos, nomeadamente na aprendizagem da valorização de resíduos orgânicos (restos de comida das cantinas) e na sua transformação em composto de grande qualidade”. Após compreenderem o processo da compostagem, os alunos puderam verificar como resíduos, sem valor aparente, podem ser úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares, “desviando assim toneladas de resíduos dos aterros e poupando toneladas de emissões de CO2 dos camiões de lixo que deixaram de recolher este desperdício”.

A escola garante que o projeto foi “uma mais-valia” e o prémio no valor de 2500 euros será “para investir na melhoria de práticas sustentáveis”. O estabelecimento de ensino pertencente ao AE de Arrifana foi uma das 30 escolas convidadas para a 2.ª fase do projeto a iniciar este ano letivo.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X