Desassossego paira em Canedo e Fiães
Desporto Futebol

Desassossego paira em Canedo e Fiães

Com oito jogos disputados, canedenses e fianenses seguem em zona de despromoção e estão longe de respirarem de alívio, mas o cenário também não é animador para o estreante Relâmpago Nogueirense

Não tem sido um início de temporada propriamente amigável para as equipas de Santa Maria da Feira que disputam o principal campeonato distrital de Aveiro, com duas a permanecerem em lugares de descida direta, outra em posição de eventual despromoção, dependendo sempre do desempenho desportivo das equipas aveirenses no Campeonato de Portugal, enquanto as restantes duas ‘respiram’ algo melhor, ocupando posições da primeira metade da tabela.

Na antepenúltima posição do Campeonato SABSEG encontra-se o Fiães, que após a ‘chicotada’ psicológica que a direção promoveu ao trocar Miguel Oliveira por Ricardo Pinheiro, já conseguiu estrear-se a vencer, mas perde há dois jogos consecutivos. Saiu derrotada dos embates com Ovarense e JuveForce, tendo no próximo domingo uma oportunidade de menor grau de dificuldade para escalar na tabela, frente ao Oliveira do Bairro, que não ganha há seis jornadas e que perdeu as últimas quatro.

Não significativamente melhor, o Canedo está a protagonizar um arranque pouco auspicioso. Tem menos quatro pontos somados em relação ao que tinha feito em 2023/24 em período homólogo e na ronda transata não conseguiu dar seguimento ao triunfo alcançado com o Lobão, perdendo com o Relâmpago Nogueirense. Esteve a ganhar, mas permitiu a reviravolta. Terá agora pela frente o líder Sp. Espinho, a única equipa que ainda não perdeu esta época.

Numa posição melhor, mas longe de estar tranquilo, segue o Relâmpago Nogueirense, pela primeira vez na sua história a competir no mais alto escalão distrital. No sábado, no arranque da jornada, tem novo dérbi para jogar: receção ao Lobão. Perspetiva-se um jogo equilibrado entre duas equipas que até ao momento estão dentro dos objetivos para a temporada, apesar de os lobonenses – que já não contarão com Miguel Rapinha no leme, após o clube ter anunciado a sua saída – não apresentarem a consistência desejada. Guerra, avançado dos nogueirenses que lidera a lista de melhores marcadores, será merecedor de especial atenção da defensiva do Lobão.

Com o ‘título’ de melhor desempenho desportivo até então, ao fim de oito jogos, o Paços de Brandão continua a integrar o grupo de perseguidores aos da frente. Os pupilos de Zé Carlos tiveram um início negativo, averbando duas derrotas, mas vão trilhando o seu caminho até aos lugares cimeiros, que proporcionem uma época tranquila. Venceram quatro dos últimos seis jogos, com um desaire (JuveForce) e um empate (Lobão) pelo meio. Encontram-se a nove pontos da liderança.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X